Fórum debate “Mídia, Pandemia e Negacionismo”

Evento será on-line e vai contar com a presença da assessora de imprensa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Daniela Klebis

A ONG Londrina Pazeando, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ), irá promover, nesta terça-feira (22), a partir das 8h30, o 13º Fórum Mídia de Paz. A proposta é debater o tema “Mídia, Pandemia e Negacionismo”, dentro da  20ª Semana Municipal da Paz de Londrina e Região. Mediado pelos jornalistas e doutores,  Emerson Dias e Reinaldo Zanardi, o evento contará ainda com a participação da assessora de imprensa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Daniela Klebis, e do médico e escritor, Marco Antonio Fabiani.

Divulgação

De acordo com Dias, o debate é uma forma de compartilhar conhecimento acerca das questões de saúde, neste período de pandemia. “O tema é importante, pois vamos discutir este momento em que a atual situação de quarentena e a crise sanitária global são confrontadas por negacionistas, que questionam vacinas, pesquisas científicas e o próprio avanço da ciência no desenvolvimento da sociedade. Isto não é apenas desinformação, são pessoas que estão utilizando estratégias comunicacionais para gerar conflito na mente dos cidadãos. O debate serve para esclarecer, compartilhar e contribuir com um pouco de conhecimento acerca deste tema”, afirmou.

Klebis, por sua vez, traz dados referentes às fake news disseminadas sobre o novo coronavírus, no Brasil. “Junto à pandemia da COVID-19 vivemos também uma pandemia da desinformação. Segundo uma pesquisa realizada pela Agencia de Verificação LUPA, o Brasil é o segundo país do mundo que mais dissemina desinformação sobre o coronavírus. Já a União Pro-Vacina, da USP, observou que entre os meses de maio e julho, deste ano, houve um aumento de 383% na quantidade de conteúdo falso em grupos antivacinas, nas redes sociais. Além dos estudos, organizações e universidades brasileiras têm se mobilizado para monitorar a extensão e a natureza das fake news. Em um momento crítico como este é importante chamar a atenção para políticas públicas consistentes no enfrentamento da pandemia, fundamentadas em evidencias cientificas”, comentou a jornalista.

Interessados em participar do evento podem acessar a plataforma do Google Meet, clicando aqui. A discussão é aberta e gratuita a todos os públicos. O foco, porém, são jornalistas e estudantes da área.

Sobre o Fórum – O Fórum Mídia de Paz, realizado desde 2008, em Londrina, é uma iniciativa da ONG Londrina Pazeando e do COMPAZ, junto a jornalistas da cidade, com o intuito de organizar debates sobre situações pacíficas, no mundo. O evento acontece uma vez por ano, sempre dentro da Semana Municipal da Paz. “O fórum traz assuntos que estão presentes no dia a dia. Em formato de seminário, com dois ou três palestrantes, o evento é coordenado por jornalistas e aberto à comunidade”, explicou a jornalista, Andrea Monclar, uma das integrantes do Fórum.

Encontro – Na quarta-feira, das 9h às 10h30, acontecerá mais um evento referente à 20º Semana Municipal da Paz de Londrina e Região. Na oportunidade está previsto um encontro, através da plataforma Google Meet, com o coordenador do projeto global “Live in Peace”. O debate também será aberto para todos os públicos.

Reprodução

Abraço Virtual no Lago – Ontem, domingo (20), das 10h às 11h, foi realizado o 12º Abraço no Lago Igapó. Promovido pela ONG Londrina Pazeando e pelo COMPAZ, a iniciativa também integrou a 20º Semana Municipal da Paz de Londrina e Região.

Nesta oportunidade, devido à pandemia do novo coronavírus, o evento precisou ser realizado de uma maneira diferente. Em formato de live, transmitida tanto via Youtube quanto Facebook, os organizadores debateram questões sobre a cultura de paz com o público. Já através do aplicativo, Mannif.app, foi simulado um abraço virtual com a presença dos participantes da live. “O Abraço no Lago, deste ano, superou as expectativas. Somando todas as plataformas virtuais, o evento teve, aproximadamente, 1000 participantes. É um número bem bacana. Isto abriu a possibilidade para nas próximas edições realizarmos tanto o evento físico quanto o virtual. É uma oportunidade de partcipação até para quem é de fora de Londrina”, relatou o secretário do Compaz e gestor do Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi.

A iniciativa contou ainda com a presença de convidados ilustres, como o jornalista André Trigueiros, o cantor e compositor, Nando Cordel, além de representantes de diversas instituições de Londrina, como a ACIL, UNICESUMAR, UEL, OAB-Londrina; entre outras.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário do COMPAZ e gestor do Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, através do telefone (43) 9 9996-1283.

Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com