Cidadão

Ruas do Jardim Progresso ganham LED

Prefeitura troca as antigas lâmpadas de mercúrio por modernas luminárias; trabalho é realizado pela Sercomtel Iluminação

Um total de 49 luminárias do Jardim Progresso, na região norte de Londrina, foi recentemente modernizado pela prefeitura. A Sercomtel Iluminação implantou modelos “Light Emitting Diode” (LED) na iluminação pública da localidade, o que favorece uma melhor eficiência energética se comparada com os antigos modelos, que gastam muita energia e iluminam pouco. No todo foram sete ruas que receberam a melhoria.

Outra localidade beneficiada recentemente foi a Avenida José de Alencar, no Jardim Shangri-lá, região oeste, que recebeu 28 unidades. A via tem grande importância porque faz a interligação das avenidas Leste-Oeste e Tiradentes.

Av. José de Alencar, região oeste, que liga as avenidas Leste-Oeste e Tiradentes

A prefeitura, por meio da Sercomtel Iluminação, está colocando LED em toda a cidade em substituição principalmente das lâmpadas de mercúrio. Londrina ainda tem 10 mil unidades deste modelo, considerado tecnologicamente ultrapassado e que inclusive oferece riscos à saúde, por ter elementos tóxicos.

Além da troca, a estratégia é também colocar LED em vias arteriais e coletoras, ruas com grande fluxo de pessoas, praças e o entorno de escolas, UBS e centros de educação infantil, pontos que formam o chamado “cinturão de segurança”.

Córrego Baroré – Até agora já foram colocadas 21.408 unidades LED em toda a cidade, incluindo os distritos. Nesta semana, se as condições meteorológicas permitirem, por exemplo, serão implantadas mais 222 em ruas do entorno do Córrego Baroré, imediações dos jardins Alvorada, Nápoles e Hedy, próximo do chamado Lago Igapó 4, região oeste. Serão contempladas ainda as vias do entorno da Praça Anísio Figueiredo, naquela região. Os trabalhos devem durar aproximadamente 10 dias.

Etiquetas
Mostrar mais

Marcelino Jr

Jornalista, consultor, editor literário e especialista em "Comunicação Organizacional: Gestão Estratégica" pela Universidade Estadual de Londrina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos