Cidade

Descobrindo o Parque atende 300 alunos esta semana

O projeto tem como objetivo ensinar a teoria na prática; Biblioteca Móvel Ambiental também passa conhecimento em visitas até o dia 3

O Projeto Descobrindo o Parque, da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), leva esta semana cerca de 300 alunos de escolas públicas e particulares para visitas aos parques Daisaku Ikeda e Arthur Thomas. As atividades, que envolvem crianças de 7 a 14 anos, são realizadas desde 2002, ensinando na prática o que é aprendido em sala de aula.

De amanhã (dia 31) até sexta-feira (dia 3), grupos de até 60 crianças farão as visitas nos períodos matutino e vespertino. As escolas que participam da programação são Escola Municipal João XXIII, Colégio Moraes de Barros, Colégio San Izidro e Escola Municipal Professora Maria Irene Vicentini Theodoro. Todos os passeios são monitorados por colaboradores da Sema.

Conforme o gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente, Jorge Akira Oyama, é necessário compreender a existência e importância do meio ambiente. “Queremos mostrar a questão da fauna e da flora. Ao mesmo tempo que conhecem isso, adquirem conhecimento, conscientização e mudam até o comportamento em relação ao assunto” completa o gerente.

Ele conta que os visitantes do Arthur Thomas ficam admirados em saber da existência desse tipo de reserva verde dentro da cidade. “Os visitantes são surpreendidos ao ver tamanha beleza no espaço urbano, a maioria não conhece. Daí a  importância de manter a beleza próxima da cidade”, comenta Oyama.

Biblioteca Móvel

A Biblioteca Móvel Ambiental, instalada em um ônibus, também tem visitas agendadas para toda a semana. O veículo vai às escolas de Londrina e atende alunos dos Ensinos Infantil e Fundamental, através de atividades lúdicas para o conhecimento das questões ambientais. CD´s, DVD´s e livros educativos são os artifícios usados para ensinar e entreter o público infantil.

Desde 2002, quando o projeto foi idealizado, são atendidas cerca de nove mil crianças por ano, estimulando o acesso a informações para preservação e respeito ao meio ambiente. “O principal objetivo é conseguir atingir as crianças, pois são elas que poderão defender a fauna e a flora no futuro”, explica Oyama.

As instituições atendidas nesta semana são Escola Municipal João XXIII, nos dias 31 e 1º, Escola Municipal Professor Juliano Stinghen, no dia 2 e Escola Superação no dia 3. Mais informações podem ser obtidas na Sema, através do telefone 3341-9660.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos