Cidadão

Prefeitura comemora mês do servidor público

Objetivo é demonstrar reconhecimento pelos serviços prestados pelos funcionários ao público e à administração municipal

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), está programando uma variedade de ações para marcar o Dia do Servidor Público, que acontece anualmente em 28 de outubro. Entre elas será realizada uma homenagem aos funcionários que completam 25, 30, 35 e mais de 35 anos de serviço para o município, curso pela Escola de Governo, atividades laborais e apresentação de músicas da Banda Interação.

O objetivo é demonstrar reconhecimento pelos serviços que vêm sendo prestados pelos funcionários, em prol do desenvolvimento da cidade e da região rural de Londrina, principalmente diante do cenário atual que vive o país. “Nós da SMRH achamos importante mantermos as ações, mesmo que de forma remota, porque elas são fundamentais, para os acolhimentos dos funcionários que trabalham assiduamente e em prol da capacitação deles também”, disse a secretária de Recursos Humanos, Adriana Valero.

A gerente de Desenvolvimento Humano da SMRH, Jaqueline Francis Marcos, explicou que a intenção inicial era manter as atividades que, anualmente, a Prefeitura de Londrina já realiza. Porém, devido ao coronavírus, as comemorações foram repensadas e acontecerão de forma remota. “A ideia surgiu da necessidade de mantermos as atividades realizadas em outubro, porque elas buscam ressaltar a importância do servidor, reconhecendo e valorizando seu trabalho e suas responsabilidades frente à população, que necessita dos serviços públicos”, explicou a gerente.

Por meio dos servidores públicos municipais, a população têm acesso aos atendimentos e serviços de saúde; educação; assistência social; defesa; agricultura; ambiente; esportes; moradia; transportes; trabalho, emprego e renda; políticas para as mulheres; obras e planejamento urbano e tantas outras áreas que englobam o dia a dia do cidadão.

Atividades – Para tanto, a SMRH conta com a parceria de várias secretarias e órgãos municipais. A Secretaria de Governo, por exemplo, vai disponibilizar o curso “Planejamento Estratégico nas Instituições Públicas”, em que os funcionários poderão se inscrever gratuitamente por meio da Escola de Governo. A Fundação de Esportes de Londrina (FEL) reuniu várias atividades de ginástica laboral, que estarão à disposição dos funcionários pela internet. Assim, mesmo aqueles que estão trabalhando em home office poderão aproveitar para se alongar, prevenindo doenças ocupacionais e aliviando as dores e incômodos físicos gerados pela postura no trabalho.

A Banda Interação apresentará algumas músicas ao longo do mês. Elas serão transmitidas de forma remota, pela intranet e nos e-mails institucionais. A intenção é proporcionar um momento de bem-estar aos trabalhadores através da musicoterapia. Já o Núcleo de Comunicação preparou uma série de entrevistas com os servidores mais antigos do Município, para mostrar a dedicação destes e o valor de cada um dos profissionais dentro do serviço público.

Em 2020, quase 390 servidores municipais completam mais de 30 anos de serviço na Prefeitura Municipal de Londrina. O funcionário mais antigo do órgão público municipal é Rubens Bento, que há 46 anos está registrado no quadro de servidores municipais, sendo que cinco anos antes, já trabalhava para a administração pública municipal indireta, ou seja, somando 50 anos de serviço. Outro servidor que merece destaque é  Anísio da Rosa, que tem 48 anos de história e dedicação à Prefeitura de Londrina.

Estes e outros servidores poderão contar um pouco mais de suas vidas e trajetórias profissionais até o final desse mês. Seus depoimentos estão no Interação e serão encaminhados aos e-mails. “Vamos homenageá-los através de uma menção honrosa. Mas, toda a programação é importante para lembrar aos servidores a relevância de seus trabalhados. Isso demonstra a necessidade deles estarem sempre se atualizando e se capacitando, para que sua missão, de servir ao público, seja realizada com a maior exatidão e acuidade possíveis”, completou a gerente da SMRH.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente de desenvolvimento humano, Jaqueline Marcos, pelo 3372-4043.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos