Conselho Municipal de Transparência e Controle Social divulga relatório de atividades
Um dos principais avanços obtidos neste ano é o Projeto Kavá, conduzido em parceria com a UEL, que visa empregar tecnologias de big data e inteligência artificial para promoção da transparência

O Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina (CMTCSL) divulgou, nesta terça-feira (6), o relatório de suas atividades, referente ao período de 01 de janeiro de 2020 a 31 de agosto de 2020. Entre outros itens, o documento detalha as reuniões ordinárias e extraordinárias, treinamentos, participações em audiências públicas e solicitações de informações realizadas pelo CMTCSL. Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, várias das atividades do órgão têm sido realizadas on-line.
Segundo o presidente do CMTCSL, Auber Silva Pereira, um dos principais avanços obtidos pelo órgão neste ano é o Projeto Kavá – Inteligência Artificial para o Controle Social, que está sendo conduzido em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Através desta iniciativa, vamos utilizar ferramentas de big data e inteligência artificial para a verificação de metas e indicadores; prevenção e combate à corrupção; e capacitação e engajamento de servidores e cidadãos para a promoção do controle social e transparência. O Departamento de Tecnologia de Informação da UEL vai contribuir com a implantação do projeto, e também estamos trabalhando com órgãos e secretarias municipais”, destacou.
Conselho – Entre outros objetivos, o CMTCSL visa elaborar e deliberar sobre políticas públicas de promoção da transparência e controle social; zelar pela garantia de acesso dos cidadãos aos dados e informações de interesse público; e fiscalizar o cumprimento da legislação voltada à transparência e controle social.
Criado em 2014, o órgão é composto por 18 integrantes, eleitos a cada dois anos e divididos entre membros do Poder Executivo, representantes de entidades da sociedade civil organizada, pessoas físicas e integrantes de outros conselhos municipais. Auber explicou que o CMTCSL atua em conjunto com diversos órgãos e instituições, prestando assistência a outros conselhos municipais e solicitando informações e posicionamentos do poder público sobre questões relevantes para o município. “O principal objetivo do Conselho é dar transparência aos atos do Executivo e Legislativo para a população. Nós procuramos ouvir a população e cooperar com as soluções propostas pelo poder público”, definiu.
Canais – A população pode acompanhar o trabalho do CMTCSL através do ambiente virtual do órgão, disponível em https://www.londrina.pr.gov.br/conferencias-cons-transparencia. O Conselho também tem um perfil no Facebook, que pode ser acessado através do link https://www.facebook.com/cmtcslondrina.
Para a imprensa: outras informações com o presidente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina, Auber Silva Pereira, pelo telefone (43) 3372-4370.