Cerca de 100 mil pessoas visitaram cemitérios de Londrina
População seguiu as orientações dos especialistas do COESP, para a prevenção do Coronavírus, e dividiu as visitas durante o fim de semana e o feriado

Durante o final de semana e o feriado desta segunda-feira, dia 2 de novembro, os cemitérios municipais de Londrina receberam diversas pessoas que prestaram homenagens aos entes queridos que faleceram. Aproximadamente 100 mil visitantes foram aos 13 cemitérios públicos da zona urbana e dos distritos. Os dias que registraram um número maior de visitantes foram domingo (1º) e o feriado de Finados (2).
Segundo a diretora-técnica da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF), Elen Piccinin, a visitação transcorreu de maneira tranquila, pois todos os visitantes seguiram as orientações repassadas, durante o mês de outubro, pelos especialistas do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COESP), através da ACESF. “Tivemos um bom movimento desde de sábado. A divisão das visitas, durante o fim de semana e o feriado, superou nossas expectativas. Os visitantes foram muito colaborativos e as equipes de servidores da Autarquia e da Secretaria de Saúde, nos ajudaram muito. Todos fizeram um trabalho excelente atendendo à população e deixamos registrado nossos sinceros agradecimentos”, disse a diretora-técnica da ACESF.
Anualmente, o Feriado de Finados é o período em que os cemitérios municipais recebem o maior número de visitantes. Em anos anteriores, os locais já chegaram a receber mais de 120 mil pessoas. Por isso, durante o dia de Finados, a ACESF contou com o apoio dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. Eles ajudaram na higienização das mãos dos visitantes, com álcool 70%, tanto na entrada quanto na saída dos locais públicos; e na conscientização sobre a obrigatoriedade e a importância do uso da máscara facial e de manter o distanciamento social durante as homenagens aos falecidos, junto com os funcionários da ACESF.

Além disso, para auxiliar os cidadãos que foram aos cemitérios sem realizar a consulta prévia, via internet, do local exato do sepultamento, a Autarquia responsável pelos cemitérios disponibilizou uma equipe na sede administrativa, para informar a localização àqueles que telefonaram pedindo ajuda. “Nós também orientamos as pessoas que levaram plantas artificiais e embalagens plásticas sobre o risco da proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, e dos perigos dessa doença. Todos entenderam a situação e descartaram corretamente as embalagens nos tambores que estavam nas entradas dos cemitérios. Tudo transcorreu com tranquilidade e não registramos nenhum incidente no feriado, inclusive nem nos cruzeiros onde é costumeiro que as pessoas acendam velas”, explicou o gerente de fiscalização e manutenção dos cemitérios, Ademir Gervásio de Souza Junior.
Retomada de obras e reformas – Nesta época do ano, muitos cidadãos costumam realizar construções ou melhorias nos jazigos, assim como contratar pintores para revitalizar esses espaços. Com o feriado, as benfeitorias ficaram suspensas e voltaram a ser permitidas a partir desta terça-feira (3). A ACESF lembra que para construir, reformar ou pintar as sepulturas é necessário retirar uma guia de autorização para obras em cemitérios. O documento é entregue de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Divisão de Cemitérios da ACESF, que fica na Avenida Juscelino Kubitscheck, 2.948.
Para retirar a guia é preciso informar o nome completo do pedreiro ou pintor que executará o serviço. Quem tiver dúvidas pode telefonar para 3372-7881 e 3372-7850, mandar um e-mail para acesf@londrina.pr.gov.br ou acessar o site da autarquia. Não é necessário agendar horário para o atendimento.
As regras que disciplinam o funcionamento dos cemitérios e os respectivos prazos estão elencadas no Código de Posturas do Município de Londrina. Elas visam organizar os espaços públicos para a visitação.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o superintendente da ACESF, Leonilso Jaqueta, e com a diretora-técnica da ACESF, Elen Piccinin, pelo 3372-7881.