Cidade

Prefeitura lança licitação para revitalização do Bosque Central

Com investimento previsto em até R$2,5 milhões, projeto prevê valorização ambiental, espaços de lazer e esporte, e maior segurança dos usuários

A Prefeitura de Londrina publicou, nesta quarta-feira (4), o edital de licitação para revitalização do Bosque Central de Londrina “Marechal Cândido Rondon”. Para execução do projeto, que foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), o Município planeja investir a quantia máxima de R$2.545.328,55.

A íntegra do Edital Tomada de Preços (TP) n° 0016/2020 e seus anexos podem ser conferidos no Portal da Prefeitura, na página de licitações. As empresas podem encaminhar dois envelopes lacrados, contendo as propostas comerciais e os documentos exigidos em edital, até o dia 20 de novembro, às 9 horas, quando serão abertos os envelopes de habilitação.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Gestão Pública, na Diretoria de Licitações. O horário de atendimento é das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, e o telefone para contato é o (43) 3372-4024. Por e-mail, o endereço eletrônico é o licita@londrina.pr.gov.br.

Projeto gráfico: IPPUL

Projeto – As informações detalhadas sobre a revitalização do Bosque podem ser conferidas na página do Ippul, no Portal da Prefeitura. Para desenvolvimento do projeto urbanístico do Bosque Central, atendendo a determinação do prefeito Marcelo Belinati, a equipe técnica do IPPUL deu início ao trabalho com base em reivindicações feitas pela comunidade, e apresentadas em audiência pública.

Na sequência, o grupo se reuniu com o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (COMPAC), para solicitar a definição de diretrizes projetuais sob o ponto de vista do patrimônio histórico-cultural. Essas diretrizes visaram a valorização das características originais do espaço ocupado pelo Bosque Central.

Dando continuidade à participação da sociedade no projeto, o IPPUL realizou questionários em formatos físico e digital, que obteve mais de duas mil respostas. Houve ainda oficina pública para apresentar os resultados dos questionários e ouvir opiniões e demandas da população.

Projeto gráfico: IPPUL

O trabalho contou ainda com consultas a diversos órgãos do poder público e entidades da sociedade civil, visitas técnicas, levantamento topográfico com representação planialtimétrica, georreferenciamento das árvores com indicação preliminar de espécies, dentre outras ações.

De acordo com a gerente de Projetos Urbanísticos do Ippul, Amanda Salvioni Sisti, para valorizar o caráter histórico do Bosque Central, o projeto de revitalização priorizou o resgate dos caminhos originais nas duas áreas arborizadas, instalação de placas informativas e aumento da iluminação na área central e nos caminhos.

“Outro aspecto que visa a valorização histórica, e também ambiental, é a manutenção da maior parte das árvores para não descaracterizar o Bosque. De maneira geral o projeto prevê apenas rareamento das copas e retirada da vegetação baixa, resultando em melhoria da segurança e maior salubridade”, frisou a gerente.

Na área central do Bosque, conhecida como Zerinho, optou-se pela manutenção do espaço reservado aos pedestres para circulação e conexão das Praças 7 de Setembro e 1º de Maio. “Além disso, há o caráter multifuncional, sendo um espaço pavimentado e livre, que permite curtas caminhadas, exercícios, estar, eventos e feiras, visando uso constante e vitalidade. Para privilegiar ainda mais o pedestre, foi proposta a elevação dos

Projeto gráfico: IPPUL

cruzamentos da Rua Piauí com Avenida Rio de Janeiro e São Paulo, garantindo preferência ao pedestre e integração com outros espaços públicos no Centro”, complementou Sisti.

Pensando ainda na promoção do lazer, na parte sul, a quadra poliesportiva existente será reformada. Serão instalados equipamentos como barras de exercício, parque infantil, mesas para jogos e piquenique. Haverá ainda uma mini praça, em frente a Biblioteca Pública, e calçadas acessíveis, em todo o entorno, além de bancos, paraciclos e lixeiras.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), pelo 3372-8400.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos