Saúde promove vacinação contra pólio neste sábado (7)
Cinco locais ofertarão a imunização, das 8 às 14 horas, sem necessidade de agendamento; campanha é voltada para crianças a partir de 1 ano e menores de 5 anos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove mais uma ação de vacinação contra a poliomielite neste sábado (7), das 8 às 14 horas, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal de crianças com idade a partir de um ano até um dia antes de completarem cinco anos, público-alvo da campanha de vacinação em curso.
A dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP) será ofertada por diversas unidades escolares da cidade, sem que pais e responsáveis precisem realizar agendamento para a imunização das crianças. Participam da ação as escolas municipais José Garcia Vilar (Rua Pitangueiras, 209 – Jardim Interlagos); Mábio Gonçalves Palhano (Rua Flor de Lótus, 74 – Jardim Ouro Branco); Norman Prochet (Rua Montevidéu, 528, Jardim Santa Rosa); Moacyr Teixeira (Rua Luiz Brugin, 775, C. H. Maria Cecília); CMEI Valéria Veronesi – Supercreche (Rua Benjamin Constant, 800, Centro); e Associação de Moradores SABI (Rua Serra da Graciosa, 680, ao lado da UBS – Jardim Novo Bandeirantes).
Apesar de todos os esforços da Prefeitura de Londrina, que tem realizado a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Central de Imunização, aberta especificamente para isso, a adesão à campanha tem sido baixa. Até o momento, foram aplicadas 8.752 doses da meta estabelecida de 26.264, o que representa 33,32% de cobertura, bem abaixo do objetivo de vacinar 95% do público-alvo.
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA/PR) prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, que se encerraria no dia 30 de outubro. A imunização continuará ocorrendo no Paraná até que os estoques da vacina cheguem ao fim ou até que a cobertura vacinal atinja a meta estipulada de 95%.
Em Londrina, com exceção das UBSs respiratórias (do Jardim Guanabara/Centro, Bandeirantes/Oeste, Ouro Branco/Sul, Chefe Newton e Maria Cecília/Norte e Vila Ricardo/Leste), as demais unidades estão participando da Campanha. Pais e responsáveis podem realizar o agendamento de horário, via telefone, a fim de evitar possíveis aglomerações. A lista completa das UBSs, com seus endereços e telefones, está disponível no Portal da Prefeitura (clique aqui).
A Campanha também é realizada pela Central de Imunização, que fica no CMEI Valéria Veronesi (Supercreche), na Rua Benjamin Constant, 800. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 14 às 20 horas, com 200 vagas diárias para vacinação no local. Para receber a dose na Central, é necessário agendar um horário pela internet, por meio do Portal da Prefeitura de Londrina (clique aqui para fazer o agendamento).
Outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, pelo telefone 3372-9474.