Defesa Social divulga balanço da fiscalização da Covid-19 no último final de semana
Denúncias de aglomeração de pessoas e não uso de máscara podem ser feitas para o telefone 153

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, divulga o balanço dos atendimentos das ocorrências relacionadas ao combate à pandemia no município. No último final de semana foram registradas 37 denúncias referentes ao descumprimento dos decretos municipais, das quais 33 foram atendidas pela GM e as restantes encaminhadas aos demais órgãos de fiscalização. Ao todo, foram registrados 11 termos de constatação ou autuação. Dois estabelecimentos comerciais foram interditados.
Ocorrências
No início da noite de sexta-feira (13), a central da GM recebeu uma denúncia informando uma suposta aglomeração de pessoas em um bar da região sul. Os guardas foram até o local juntamente com os fiscais da secretaria de Fazenda e constataram centenas de pessoas no interior do estabelecimento. O local foi multado e interditado por causa do descumprimento dos decretos municipais de combate à pandemia. Na parte externa, 21 veículos foram autuados por estarem estacionados de forma irregular na avenida.
Por volta das 23h, a Guarda Municipal foi chamada para atender várias denúncias de aglomeração nas escadarias do anfiteatro do Zerão, região central. No momento da chegada das equipes, algumas pessoas se dispersaram. Os guardas conseguiram abordar e autuar cinco pessoas pela falta do uso de máscara de proteção e pelo consumo de bebida alcoólica em via pública após as 22h.

No começo da madrugada de sábado (14), a Guarda Municipal atendeu uma denúncia de aglomeração nas imediações do Jardim Botânico, região sul. Durante a aproximação das viaturas, dezenas de veículos começaram deixar a via de acesso ao local.
Por volta de 0h30, os guardas foram atender uma denúncia de consumo de bebidas em uma praça localizada na área oeste da cidade. No local foi constatado que uma conveniência de bebidas estava em funcionamento. Durante a fiscalização foi identificado que o estabelecimento não possuía alvará de funcionamento. Diante do fato, o local foi autuado e interditado.

No final da tarde do último sábado, uma ação da GM em conjunto com o Juizado de Menores impediu o acontecimento de uma festa denominada “Role de Halloween”, em uma chácara localizada na região norte da cidade. As equipes de fiscalização e conselho tutelar foram até o local um pouco antes do horário programado para iniciar o evento. Dois adolescentes foram encontrados no interior do espaço. Após vistoria, um freezer cheio de bebidas alcoólicas e demais produtos foram encontrados. Os rapazes ficaram sob responsabilidade dos conselheiros.
Números – O balanço parcial da fiscalização apontou que, até o dia 15, foram recebidas 139 denúncias, resultando em 22 orientações; 17 termos de constatação ou autuações, dos quais 11 apenas no último final de semana e duas interdições em estabelecimentos comerciais.
A Guarda Municipal de Londrina segue fiscalizando os decretos municipais. Casos de descumprimento das normas podem ser denunciados através do telefone 153 ou pelo WhatsApp, 999950272. O serviço funciona todos os dias.