Prefeitura e Compaz promovem ação contra armas de brinquedo
Amanhã, durante a tarde, serão visitados estabelecimentos comerciais do centro, para divulgação da Lei Municipal que proíbe o comércio de armas de brinquedo
A Prefeitura de Londrina, por meio da Assessoria de Assuntos da Ordem Urbana e Rural, em parceria com o Conselho Municipal da Cultura da Paz (Compaz), realiza amanhã (6), das 14h30 às 17h, campanha de conscientização em lojas do centro de Londrina, para divulgar a Lei Municipal 9.188, de outubro de 2003, que proíbe a comercialização de armas de brinquedo no município.
Além de representantes das instituições que formam o Compaz, um fiscal da Secretaria Municipal de Fazenda e dois Guardas Municipais participam da ação, que começa na sede da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). “O objetivo não é advertir ou multar, apenas informar sobre a existência da lei e a importância do cumprimento”, explicou o assessor da Ordem Urbana e Rural, Wanderley Batista.
Os participantes vão deixar cópias da lei com os proprietários e conversar com lojistas e clientes. “O objetivo é educar pais e crianças a não brincar com armas, porque arma não é brinquedo”, afirmou o presidente do Compaz, Luiz Cláudio Galhardi.
O presidente do Conselho da Cultura da Paz lembrou que Londrina é um dos primeiros municípios do Brasil a aprovar uma lei com esse intuito. “É um modelo que está sendo seguido por outras cidades de todo o país, que também estão colocando em prática projetos semelhantes”, pontuou.
A ação está em seu segundo ano, tendo sido realizada pela primeira vez em 2009. Conforme prevê a Lei 9.188, o não cumprimento implica aos infratores as penalidades de advertência por escrito, no primeiro momento; multa de um salário mínimo e até a suspensão das atividades do estabelecimento por trinta dias.