Prefeito participa de encerramento do Televisando o Futuro
Projeto da RPC, em parceria com Secretaria de Educação, envolveu mais de 6 mil crianças de 25 Escolas Municipais de Londrina
O prefeito Barbosa Neto e a secretária municipal de Educação em exercício, Sandra Regina Leme, participam hoje (8), a partir das 19h30, do evento de encerramento da edição 2010 do projeto Televisando o Futuro, desenvolvido pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
A cerimônia acontece no Buffet Atlântico, que fica na rodovia Celso Garcia Cid, 3.177, entre Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Shopping Catuaí. No segundo ano de realização na cidade, o Televisando o Futuro agregou, entre abril e outubro deste ano, 266 professores e 6.629 estudantes, de primeira a quarta série, de 25 escolas da Rede Municipal de Ensino.
Com o tema central “Escolha consciente, escolha inteligente”, a RPC produziu reportagens acerca de seis subtemas, a partir de projetos realizados dentro das escolas. Os subtemas foram: cidadania e valores; consumo consciente; profissão e trabalho; esporte e saúde; meio ambiente e voto e democracia.
Os docentes reproduziram as reportagens em sala de aula. Com essa base, os estudantes de primeira e segunda séries fizeram desenhos, enquanto os de terceiro e quarto anos escreveram redações.
Hoje à noite, além da cerimônia de encerramento, haverá também premiação para a escola e o professor que se destacaram no projeto. Nos dias 20 e 21 de outubro, os três alunos criadores dos melhores desenhos e os três autores das melhores redações, também, recebem as láureas, na própria escola onde estudam.
Na avaliação da gerente geral da RPC em Londrina, Silvana Postiglioni, o Televisando o Futuro é um projeto de sucesso. Em seu segundo ano, além de Londrina, também, atendeu a 3.700 crianças de Apucarana. “Os reflexos se dão não apenas nas escolas, mas nas comunidades onde vivem essas crianças, já que os alunos refletem sobre os temas apresentados junto com familiares e pessoas de convívio social”, pontuou.
“É um compromisso da RPC em levar algo que agregue à vida de nossos futuros cidadãos, que muitas vezes não têm oportunidade de discutir e refletir sobre os acontecimentos”, afirmou Silvana.
Para a secretária de Educação em exercício, Sandra Regina Leme, o projeto é de extrema importância, porque “trata de temas do cotidiano dos alunos, ligados a assuntos necessários para eles”. De acordo com a secretária, o mecanismo do Televisando o Futuro estimula a criação do hábito de assistir a telejornais e ter acesso a informações. “Isso incentiva o acompanhamento, o debate e a inserção de valores críticos à notícia desde cedo”, avaliou.




