Reformas nos túmulos podem ser feitas até o dia 27 de outubro

Proprietários devem procurar a Acesf para emitir licença de serviço, o que autoriza o início dos trabalhos; preços variam para o que for feito em cada jazigo
Proprietários de túmulos dos cinco cemitérios da zona urbana e oito localizados na área rural de Londrina têm até o dia 27 de outubro para solicitar a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) os serviços de reforma, limpeza e lavagem. O objetivo principal é deixar os jazigos em boas condições para o Dia de Finados, comemorado no dia 2 de novembro.
O procedimento inicial é a contração de um pedreiro autônomo para realizar os serviços. O nome completo do profissional deve ser entregue até 25 de outubro na sede da Acesf, das 8h às 18h (avenida JK, 2.948) região central da cidade. O órgão municipal fica com a responsabilidade de emitir uma licença, autorizando assim o início da reforma dos túmulos.
De acordo com a superintendente da Acesf, Luciana Viçoso, os proprietários devem tomar rapidamente as providências, já que o movimento antes do Dia de Finados costuma ser intenso. “Se o pedreiro contratado não terminar a reforma até as 18h do dia 27, o serviço só poderá ser retomado no dia 3 de novembro”, avaliou.
As datas estabelecidas são diferentes para o que for feito nos jazigos. Para a reforma, o prazo vai até o dia 27. Já para pintura e lavagem dos túmulos, respectivamente, os donos tem até 28 e 29 de outubro para solicitar as adequações. Nos dias 30 e 31, os funcionários da Acesf fazem todas as mudanças finais para receber o público no Dia de Finados.
Taxas
Segundo a assessora administrativa da Acesf, Débora Polimeni, o preço varia para a reforma executada. “Cobramos R$ 18 para a construção ou revestimento de uma gaveta nos estabelecimento. O mesmo valor corresponde a um revestimento de cerâmica simples em cada um dos jazigos. Cada unidade revestida em granito vale R$ 39”, disse. Ela observou que não são cobradas taxas tanto para a lavagem quanto para a pintura.
A assessora comentou que cerca de 28.000 proprietários atualmente estão cadastrados no sistema eletrônico da Acesf. “Esse registro agiliza os trabalhos de reforma. Por isso, o dono apenas deve apresentar o nome do pedreiro contratado para que possamos emitir a licença”, ressaltou.
Cerca de 150.000 pessoas devem visitar os cemitérios Jardim da Saudade, João XXIII, São Pedro, Padre Anchieta, São Paulo, na área urbana, além dos ocalizados na região rural, no Dia de Finados.
Foto: Luiz Jacobs




