Cidade

Mostra de cinema promove debate sobre Consciência Negra

Cineasta Jefferson De estará em Londrina, no próximo dia 23, para discussão do filme “Compasso de Espera”

Para lembrar e provocar reflexão sobre o Dia da Consciência Negra, o Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (NEAA), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), promove a mostra de cinema “Londrina Celebra Zumbi”. O evento tem abertura neste sábado (23), com debate sobre o filme “Compasso de Espera”, dirigido por Antunes Filho em 1973. Para a discussão, estará em Londrina, o premiado cineasta negro Jeferson De. A abertura será realizada no Teatro Ouro Verde, a partir das 19h30.

“Compasso de espera” apresenta o romance entre Jorge, poeta negro, e Cristina, jovem aristocrática branca. Apesar de ser amante de Ema, Jorge acaba se envolvendo com Cristina, pelo que ambos são socialmente punidos. Jorge e Cristina sofrem humilhações e experimentam a revolta e a desaprovação, expressadas tanto pelas pessoas próximas a eles, quanto por desconhecidas. O filme, com duração de 53 minutos, será exibido antes da discussão.

Jeferson De, ou Jeferson Rodrigues de Rezende, vai encabeçar a discussão sobre o filme. O cineasta começou a se interessar por cinema, ainda na infância e acabou por abandonar o curso de filosofia na Universidade de São Paulo (USP) para seguir a carreira de cineasta. Seu filme de estreia foi Gênesis 22, curta-metragem selecionado para o Festival de Brasília. Após a discussão, será exibido o trailer do mais recente filme de Jeferson De, seu primeiro longa-metragem, “Bróder”.

A coordenadora do NEAA, Rosane Borges, justificou a escolha do filme, pela sua importância histórica. “O filme Compasso de espera foi um dos primeiros a ser produzido no Brasil, abordando a questão racial. Como ele é da década de 1970, adotamos esse filme como marco histórico, porque, a partir dele, tomou forma uma sistematização do que podemos chamar de ‘cinema negro'”, comentou.

Rosane Borges também destacou a presença do cineasta paulista na discussão. “O Jeferson De ganhou, este ano, o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Gramado, e é hoje um dos melhores cineastas do país. Além disso, tem um trabalho muito voltado para a discussão da questão racial”, elogiou.

A mostra integra a programação “Londrina Celebra Zumbi”, que vai promover atividades relacionadas ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro e declarado feriado municipal pelo prefeito Barbosa Neto no ano passado. Além da mostra, estão programadas palestras, mesas-redondas, entre outras atividades.

A Mostra de Cinema conta com o apoio do Laboratório de Cultura e Estudos Afro-brasileiros (Leafro), Prefeitura Municipal de Londrina, Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (CMPIR), Movimento Negro de Londrina e Departamento de Ciências Sociais da UEL.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos