Teatro Filo recebe novamente “Aurora da Minha Vida”
O espetáculo é um dos três apresentados em homenagem aos 15 anos da Escola Municipal de Teatro; atores são todos formandos da instituição
A Escola de Teatro de Londrina reapresenta neste final de semana (29, 30 e 31) a segunda peça em comemoração aos 15 anos da instituição. Este segundo espetáculo é uma leitura da obra “Aurora da Minha Vida”, do dramaturgo brasileiro Naum Alves de Souza. A montagem foi apresentada semana passada (22, 23 e 24) e, em decorrência do sucesso alcançado, será reexibida no teatro Filo, às 20h, todos os dias.
A peça expõe a maldade nas relações dentro da escola, utilizando-se de poemas e canções escolares para traçar perfis de figuras construídas em uma sala de aula: a professora lúdica, o diretor autoritário, a aluna estudiosa, o puxa-saco, a injustiçada, entre outros. Conforme a diretora do espetáculo, Edna Aguiar, a temática explorada na obra ainda é atual.
“Souza faz uma crítica ao sistema de ensino. O interessante é que o texto foi escrito no início da década de 70, e até hoje perduram os conceitos abordados. Recriamos essa montagem que é totalmente atual, já que o que o autor expunha ainda acontece”, destacou a diretora. Os 12 integrantes da peça são formandos da Escola.
Para Edna, o principal objetivo das apresentações, bem como da própria Escola, é incentivar o londrinense a frequentar o teatro. “Com essas ações e com as atividades formativas da Escola, queremos cativar e formar o público na cidade”, explicou. As ações de comemoração envolvem a apresentação de três peças: “O Beijo no Asfalto”, exibido em setembro, “Aurora da Minha Vida” e “O Pagador de Promessas”, que será encenada em novembro.
Os ingressos custam um quilo de alimento não perecível e podem ser adquiridos somente na hora da apresentação. O teatro Filo fica na rua Cuiabá, 39, e comporta 150 espectadores. O projeto de homenagem aos 15 anos da Escola Municipal de Teatro é patrocinado pelo Programa de Incentivo à Cultura (Promic) e produzido pela Funcart.