Destaques

Professores trabalham pedagogia empreendedora para implantá-la já em 2011

Professores trabalham pedagogia empreendedora para implantá-la já em 2011

Consultor em empreendedorismo, Fernando Dolabela, começa, amanhã, a capacitar os 80 primeiros professores;os encontros serão na OAB

Londrina vai viver um novo momento na educação das crianças da rede municipal, a partir de 2011. Foi assinado ontem (dia 26), pelo prefeito Barbosa Neto e pelo escritor e consultor em empreendedorismo, Fernando Dolabela, o termo de compromisso para a implementação do programa “Pedagogia Empreendedora”, nas escolas da rede municipal de ensino.

Amanhã, a partir das 8h30, um grupo de 80 educadores da rede municipal passam por uma capacitação com Fernando Dolabela. O encontro será no auditório da OAB. Depois da fase de capacitação, os educadores vão inserir o empreendedorismo em diversas atividades didáticas, além de levar os alunos a visitas de campo, empresas e indústrias.

capacitação com Fernando Dolabela“Londrina é uma cidade que tem uma chama. Uma vontade de transformar e empreender”, disse Fernando Dolabela, que é criador dos maiores programas de ensino de empreendedorismo do Brasil, tanto para a universidade, em que é utilizada a metodologia Oficina do Empreendedor, como para a educação básica, através da Pedagogia Empreendedora.

Para Dolabela, a sociedade tem que criar as oportunidades para empreender. Em sua palestra para empresários, lideranças, professores, diretores e autoridades de Londrina, disse que o Brasil é um dos piores países do mundo para se empreender e citou que 70% dos adolescentes dos Estados Unidos querem ser empreendedores. “E os nossos”, perguntou à plateia. “Vamos criar uma cultura dentro das escolas, Um cultura baseada em conceitos de oportunidade, criatividade e inovação”, declarou.

Dolabela afirmou que a educação atual não proporciona o desenvolvimento de talentos. “O empreendedor é um sujeito inconfomado. Nós temos que preparar os alunos para entender o mundo fora da sala de aula”, defendeu. “A pergunta da velha cultura, onde nossa educação é fundamentada, é: ‘Para onde vou?’. Devemos substituí-la por “para aonde quero ir'”, completou.

A implementação do programa “Pedagogia Empreendedora” foi bastante saudado por todos os participantes da solenidade. Clóvis Coelho, presidente do Fórum Desenvolve Londrina, disse que era a realização de um sonho da organização que, desde 2007, reivindica a implantação desta pedagogia na rede municipal. “Londrina tem o privilégio de ter um prefeito mais do que empreendedor. É um prefeito ousado”, disse.

Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Kentaro Takahara, Londrina dá um grande passo no seu empreendedorismo educacional. “As crianças precisam aprender a correr riscos. Este é o sucesso do empreendedorismo”, defendeu,

Professores trabalham pedagogia empreendedora para implantá-la já em 2011 O presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Nivaldo Benvenho, disse que é preciso construir novos valores, se quer uma sociedade menos violenta. “Se queres colher algo diferente, temos que plantar algo diferente. Daqui a alguns anos, as pessoas vão lembrar que, em Londrina, um prefeito mudou paradigmas e implantou a pedagogia empreendedora”, discursou.

Para o prefeito Barbosa Neto, a prefeitura está lançando uma semente em solo fértil, que deverá ser regada, para que a cidade tenha bons frutos. “Os frutos podem demorar 10 anos, mas nossos filhos e netos vão desfrutar de uma cidade melhor, com certeza”, disse. Para Barbosa, “a sociedade será a verdadeira guardiã, para as futuras administrações manter o ensino empreendedor.”

Estiveram presentes na solenidade de assinatura do termo de compromisso e palestra, a Secretária Municipal de Educação, Karen Sabec; a promotora da Criança e do Adolescente, Edna Maria de Paula; os vereadores Rony Alves (PTB) e Tito Valle (PMDB).

Foto: Luiz Jacobs

Professores trabalham pedagogia empreendedora para implantá-la já em 2011
Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos