Vila Cultural exibe dois filmes neste domingo
As duas exibições trazem uma reflexão sobre a Cultura Popular Brasileira e sobre o cinema como profissão
A Vila Cultural Brasil apresenta, neste domingo (31), a partir das 16h, a exibição de dois filmes de recorte cultural, apresentados pelo cine-clube A Hora Mágica, e que fazem parte de uma agenda desenvolvida todos os domingos, com uma proposta de discussão e estudo do cinema brasileiro e estrangeiro.
O curta-metragem Memória do Cangaço faz parte de um projeto do fotógrafo Thomas Farkas e motiva uma reflexão acerca da Cultura Popular Brasileira. Segundo um dos coordenadores do projeto A Hora Mágica, Luis Mioto, o filme tem a intenção de vasculhar a história popular do país e registrar o cotidiano de pessoas que conviviam com um lampião. Mioto explicou que Farkas realizou um trabalho de observação e registro dessa cultura popular, cujas particularidades foram reunidas em uma série de trabalhos realizados por ele.
A outra atração deste domingo trata-se do longa-metragem, do iraniano Mohsen Makhmalbaf, Salve o Cinema. O filme faz uma junção entre ficção e documentário, que discute o caminho percorrido por pessoas que buscam o cinema como uma profissão. “O projeto tem uma temática de sensibilização, com filmes que instiguem o debate. Nosso objetivo é encontrar formas para ampliar nosso grupo de estudos sobre o cinema”, comenta Luis Mioto.
Após a apresentação dos filmes, o grupo promove um momento de debate, no qual os participantes poderão expor suas opiniões e discutir diferentes pontos de vista e observações sobre os filmes. O blog do cine-clube A Hora Mágica está disponível no endereço www.ahoramagica.blogspot.com.
O curta “Memória do Cangaço” tem uma duração aproximada de 30 minutos, enquanto o longa deve demorar cerca de 2 horas. A exibição dos filmes deve começar a partir das 16h. A Vila Cultural Brasil fica localizada na esquina das ruas Venezuela e Uruguai, 1656, e recebe verbas do Programa de incentivo à Cultura (PROMIC). A entrada é gratuita.




