Dia de Finados reúne 200 mil pessoas nos cemitérios municipais
Fluxo grande aconteceu tanto de manhã como à tarde nas zonas urbana e rural; fiscalização da Guarda Municipal e CMTU coibiu venda ilegal de produtos
Com um clima agradável, o Dia de Finados, celebrado ontem (2), foi propício à visitação nos cemitérios Jardim da Saudade, Padre Anchieta, João XXIII, São Paulo e São Pedro, além dos outros oito localizados na zona rural de Londrina, confirmando assim a intensa movimentação, tanto na parte da manhã como no período da tarde.
De acordo com a superintendente da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf), Luciana Viçoso, cerca de 200 mil pessoas visitaram os 120.000 jazigos existentes na cidade. “O fluxo foi muito grande no começo do dia, já que muitas missas aconteceram nos cemitérios. O sol forte também foi outro fator que atraiu mais gente, descartando qualquer possibilidade de chuva”, afirmou.
Apesar das chuvas do último final de semana, o público foi privilegiado pela limpeza nos cemitérios. “Acreditamos que este dado positivo foi conquistado graças à conscientização da população, orientada para não jogar lixo fora do lugar devido, e do esforço de 20 funcionários da Acesf, na manutenção desses locais, serviço que continua normalmente”, disse.
Dados da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) apontam que 184 espaços foram negociados com os comerciantes ambulantes, sendo oito no cemitério São Paulo; 46 no São Pedro; 10 no Parque das Oliveiras; 15 no João XXIII; 45 no Padre Anchieta e 60 no Jardim da Saudade, único local onde todas as vagas foram preenchidas. Cada comerciante pagou R$ 29,06 para explorar cada espaço, distribuídos em um sistema de sorteio democrático e transparente feito pelo setor de Espaços Públicos da CMTU.
Fiscalização
Garantir a segurança da população londrinense, durante o Dia de Finados, foi o objetivo principal de 38 guardas municipais, divididos em seis equipes, no patrulhamento interno e externo dos cemitérios da zona urbana. A Polícia Militar também apoiou a ação no serviço rotineiro de fiscalização.
De acordo com o secretário de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci, a Guarda Municipal sempre realizou rondas nestes locais. “Onde há alguma situação de risco, nossos agentes estão prontos para agir, proporcionando tranquilidade maior à comunidade. No Dia de Finados, o quadro não foi diferente”, argumentou.
Segundo o coordenador de Posturas da CMTU, Wilson Galvão, funcionários da companhia alternavam-se em dois turnos para fiscalização do comércio durante o feriado. “De manhã, das 7h às 13h, e na parte da tarde, das 14h às 18h, ficamos responsáveis por coibir a venda ilegal de produtos que não foram determinados pela CMTU. Porém, o diálogo foi o ponto-chave da ação realizada, resultado comprovado por nenhuma notificação feita”, disse.