Prefeitura atua na diminuição de estragos do vendaval
Equipes da CMTU, Defesa Social e Sema trabalharam junto com bombeiros e funcionários da Copel para reduzir danos do vendaval do último fim de semana
Por conta do vendaval que atingiu a cidade de Londrina na madrugada da última sexta-feira para o sábado (30 de outubro), a Prefeitura montou uma equipe para, junto ao Corpo de Bombeiros e à Copel, trabalhar na recuperação dos pontos mais afetados. De acordo com o diretor de operações da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Luciano Borrozino, funcionários da própria companhia, da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Secretaria Municipal do Ambiente integraram equipes para trabalhar durante o domingo nos casos emergenciais.
Por volta das 6h do sábado, Borrozino explicou que, já tendo feito uma análise inicial em alguns pontos da cidade, se reuniu com funcionários do Corpo de Bombeiros. Foram montadas equipes, sendo cinco da Guarda Municipal e dos Bombeiros, quatro da Sema e duas da CMTU, num total de cerca de 75 pessoas. A CMTU trabalhou com dez caminhões, e a equipe da Copel atuou nas ocorrências que envolviam fiação elétrica.
O trabalho no domingo foi inteiramente voltado para casos emergenciais, como a árvore que caiu na avenida 10 de dezembro, que exigiu a interdição da rua. Entre as ocorrências, Borrozino também destacou o alagamento do Jardim Ana Terra, e um acidente grave sem vítima na rua Eduardo Benjamin Hosken, no qual uma árvore caiu em cima de um veículo Palio.
De acordo com o gerente, os ventos de quase 102 km/h atingiram principalmente as regiões sul e leste da cidade. “O bairro mais atingido foi o Jardim Califórnia. A região do centro cívico, o Antares, também ficaram bastante prejudicados. Em outras regiões tivemos ocorrências esporádicas, como no centro e nas proximidades do Mercado Municipal Shangri-lá”, comentou Borrozino. No total, caíram mais de 200 árvores na madrugada
Os trabalhos foram até as 0h20 de domingo. Na segunda-feira, a equipe da CMTU e os bombeiros voltaram ao trabalho, pela manhã e ao longo da tarde, atendendo ocorrências posteriores. As equipes da Sema continuam atuando, recolhendo as árvores que foram ‘picadas’. Para solicitar a poda de árvores que estejam obstruindo vias públicas em decorrência do vendaval, é necessário entrar em contato com a Sema, pelo 3341-9660.