Sema leva educação ambiental a mais de 600 alunos
Estudantes de várias escolas públicas de Londrina participam, nesta semana, dos projetos Descobrindo o Parque e Biblioteca Móvel
Os projetos Descobrindo o Parque e Biblioteca Móvel, da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), prestam atendimento a mais de 600 estudantes de escolas públicas londrinenses no decorrer desta semana.
Pelo Descobrindo o Parque, mais de 350 alunos, de quatro instituições de ensino e um projeto do Sesc, têm agenda marcada entre amanhã (9) e sexta-feira (12). Na terça-feira, o Parque Arthur Thomas abre as portas para 140 crianças de sete a 10 anos, da Escola Municipal Mari Carreira Bueno, 70 de manhã e 70 no período da tarde.
Na quarta-feira (10), é a vez de 35 adolescentes de 17 anos do Colégio Estadual Olympia Tormenta, no período matutino, e 53 crianças de seis e sete anos da Escola Municipal Eurides Cunha, na parte vespertina, conhecerem as belezas do Parque Daisaku Ikeda. Outros 46 alunos de sete anos da escola Eurides Cunha conhecem o mesmo parque na quinta-feira (11), também à tarde.
Durante a sexta-feira, o Arthur Thomas volta a ser o local de exploração ambiental, para 45 adolescentes de 10 a 15 anos do projeto Ser, do Sesc, no período matinal, e para outras 40 crianças de oito e nove anos da Escola Municipal Maria Gomes Teixeira, em horário vespertino.
Conforme explicou a educadora ambiental da Sema, Adriana Rodrigues Rosa, os monitores do projeto atuam da maneira mais adequada a cada faixa etária. “Quando atendemos crianças, passamos vídeos infantis e fazemos trajetos mais curtos”, disse.
“Quando são jovens de quinta a oitava série, ou mesmo alunos do ensino fundamental, o filme contém material mais científico, e o trajeto é maior, proporcionando a exploração de boa parte dos parques”, comentou “Até a linguagem dos instrutores muda”, observou a educadora.
Biblioteca Móvel
Outro projeto de Educação Ambiental da Secretaria do Ambiente, a Biblioteca Móvel visita três locais entre amanhã e sábado (13). Na terça-feira de manhã e na quarta-feira à tarde, a biblioteca leva livros, filmes e outros temas relacionados ao meio ambiente a cerca de 200 estudantes, de seis a oito anos, da Escola Municipal Maria Tereza Meleiro Amâncio, no jardim Santa Rita VI.
Na quinta-feira à tarde, a visita será para 100 alunos, entre sete e oito anos, da Escola Municipal Nina Gardemann, no jardim Tóquio. No sábado, das 13h às 17h, a Biblioteca Móvel participa do evento Cidadão Metodista, promovido pela Igreja Metodista do Cafezal, na rotatória das avenidas Presidente Eurico Gaspar Dutra, Presidente Abraham Lincoln e Laurentino Gomes Hubner.
De acordo com a educadora ambiental Adriana Rodrigues Rosa, o Biblioteca Móvel já está rodando com o novo ônibus, doado pela Viação Garcia, que oferece mais segurança, espaço e comodidade aos instrutores e estudantes.




