Capacitação visa elaboração do Plano Local de Habitação e Interesse Social
Evento de capacitação vai discutir o diagnóstico da questão habitacional de Londrina; o plano deve ser apresentado até o dia 31 de dezembro ao Ministério das Cidades
A Prefeitura de Londrina, Companhia Municipal de Habitação (Cohab) e sociedade civil organizada, estão elaborando o Plano Local de Habitação e Interesse Social (PLHIS). Dando sequência a esse trabalho, será realizada a segunda etapa de capacitação institucional para a elaboração do plano. A ação vai ocorrer nos dias 18 e 19 de novembro, das 18h30 às 22h30, no auditório do SENAC, localizado na rua Raposo Tavares, 894. Os encontros são destinados aos membros dos Conselhos Municipais, técnicos da prefeitura, além da sociedade civil organizada. O Instituto Fazer é responsável pela condução do evento.
Nesta etapa será discutido o diagnóstico da questão habitacional do município de Londrina. O resultado da discussão será encaminhado ao Conselho Municipal de Habitação, que em uma reunião extraordinária marcada para o dia 26 de novembro, às 18h30, na sede da Cohab-Ld, pretende pactuar o diagnóstico. Dessa forma, será dado o encaminhamento necessário até a conclusão da elaboração do PLHIS.
Na primeira etapa, que ocorreu no final do mês de outubro, as palestras abordaram a questão urbana no Brasil; a política e o Sistema Nacional de Habitação; o Plano Nacional de Habitação e os parâmetros para a elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social.
A proposta metodológica do plano, apresentada para o Conselho Municipal de Habitação em julho, mostra um conjunto de estratégias que vai priorizar o planejamento habitacional de Londrina, voltado para a população de baixa renda, que não tem acesso à moradia digna, entendido como um direito e vetor de inclusão social.
A criação do PLHIS resulta em um conjunto de objetivos, metas, diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional, além de pressupor um tratamento integrado da questão urbana, articulando-a com as demais políticas de saúde, educação, meio ambiente, assistência social, cultura esporte e lazer.
O prazo para apresentação do PLHIS vai até 31 de dezembro. “É fundamental que se conclua a elaboração do plano até o prazo. Se não fizermos esse encaminhamento, o município ficará sem condições de obter recursos financeiros junto ao Governo Federal, no que compete ao setor habitacional”, explicou o diretor técnico da COHAB, Jonas Villar Pitz.




