Prefeitura fiscaliza venda de armas de brinquedo na região norte
Em parceria com o Compaz, objetivo da medida é sensibilizar a comunidade sobre o risco da comercialização dos produtos, além de divulgar a Lei Municipal 9.188
Membros do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), agentes da Guarda Municipal e dois fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda vão às ruas amanhã (25) para divulgar a Lei Municipal 9.188, de outubro de 2003, que proíbe a comercialização de armas de brinquedo na cidade. Os dois órgãos concentram os trabalhos desta vez na região norte, mais precisamente em lojas e estabelecimentos comerciais da avenida Saul Elkind, das 14h às 17h.
A ação foi realizada no ano passado e no dia 6 de outubro de 2010, antecedendo o Dia das Crianças, ambas no calçadão. A primeira edição foi responsabilidade exclusiva do Conselho. Na segunda, a Prefeitura atuou como parceira no trabalho.
“A orientação é uma prática que deve ser feita nas abordagens iniciais, como consta na lei. Por isso, é importante ressaltar que o objetivo é sensibilizar a comunidade sobre o risco da comercialização desses produtos”, apontou o gerente de Fiscalização de Atividades Econômicas da Secretaria de Fazenda, Nicolsen Barros.
De acordo com o presidente do Compaz e coordenador da ONG Londrina Pazeando, Luís Cláudio Galhardi, apesar da cultura de violência estar impregnada na sociedade, a medida é um bom início para a reflexão. “Coibindo a venda de armas de brinquedo, já damos um grande passo na conscientização da população. Não é o que vai resolver completamente a situação, mas trata-se um ótimo começo”, comentou.
A fiscalização desta quinta-feira é uma alusão ao Dia Internacional do Protesto contra os Brinquedos de Guerra, data quando também é celebrado o Dia Internacional pela Não-Violência contra a Mulher.