Encontro de Saúde da População Negra será realizado no sábado
Serão realizadas mesas redondas sobre saúde para profissionais da área e comunidade interessada
A Rede de Mulheres Negras do Paraná convida a população a participar do 3º Encontro Municipal de Saúde da População Negra de Londrina em DST/HIV/AIDS e Doença Falciforme. O evento será realizado neste sábado (27) no Anfiteatro Maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), marcando o encerramento do “Londrina celebra Zumbi”
O evento é gratuito e aberto a toda população. Os interessados podem encaminhar o formulário de inscrição pelo email yleaxeopoomin@hotmail.com, ou fazê-lo no local e dia do evento. Mas as vagas são limitadas, no total serão disponibilizadas 120, sendo que 50 são destinadas a profissionais de saúde, estudantes, gestores, conselheiros municipais e secretarias municipais; as outras 70 vagas são direcionadas para a sociedade civil organizada, movimento negro, de mulheres, comissão municipal de prevenção em DST/HIV/AIDS, movimento popular de saúde e comunidade em geral.
O objetivo do encontro é formar e sensibilizar os profissionais sobre a saúde da população negra. Com isso, visa implantar políticas públicas que atendam as necessidades da população através do SUS. Sendo importante, portanto, a ampliação e qualificação do debate deste tema.
A organizadora do Encontro, Terezinha Pereira da Silva, conhecida como Mãe Omin, ressalta que o encontro é importante para a possível criação do Comitê Técnico de Saúde da População Negra, que pretende além de capacitar os funcionários das Unidades Básicas de Saúde, fazer também o levantamento de dados das pessoas com doenças crônicas, principalmente AIDS e anemia falciforme. Dessa forma, será possível melhorar o atendimento a essas pessoas.
O 3º Encontro Municipal de Saúde da População Negra de Londrina em DST/HIV/AIDS e Doença Falciforme tem o apoio da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA), das Secretarias Municipais de Saúde e da Mulher, Sanepar e Casa Caminho da Alegria.
Programação
O credenciamento será feito das 8h às 9h. Na sequência, até 12 horas, será organizada a mesa redonda que vai discutir a Rede de Mulheres Negras do Paraná, mediada por Carla Torres; DST/HIV/AIDS por Regina Márcia Cortes Gouveia e Maria Cristina Rodrigues Gil; e por fim, mediada por Joelma Aparecida de Souza Carvalho, será discutido o Controle Social – CES.
-12h até 13h30, será feita uma pausa para o almoço.
– 13h30 mesa redonda
Políticas Nacionais de Saúde Integral da População Negra – Michele Ribeiro da Silva (Rede de Mulheres Negras);
Ervas Sagradas – Mãe Omin
– 15h – mesa redonda
Anemia Falciforme –Denise Akimi e Cíntia Aparecida Novaes
– 16h30 – Coffee Break com apresentação do Grupo Badayon
– 17h – mesa redonda
Mulher e Violência no Contexto Social – Secretaria da Mulher, Sueli Galhardi e Coordenadora do NEAA, Rosane Borges
– 18h30 Saúde da Mulher Negra – Professora doutora. Elena Maria Andrei
– 19h30 Carta do Evento e Encerramento




