Cidade

Barbosa Neto afirma não temer a CEI da Câmara

Prefeito se mostrou tranquilo, em relação à abertura da Comissão de Inquérito pela Câmara Municipal, e afirmou que os trabalhos já foram adiantados pela auditoria interna

O prefeito Barbosa Neto aproveitou a presença da imprensa na coletiva em seu gabinete, na tarde de hoje (24), para prestar esclarecimentos sobre a abertura da Comissão Especial de Inquérito pela Câmara de Vereadores. A comissão foi aberta ontem à noite, para investigar as denúncias de irregularidades no pagamento das aulas da Guarda Municipal.

O prefeito, antecipando-se às investigações, abriu uma auditoria interna para apurar as denúncias. Foi constatado o pagamento de R$ 39 mil por aulas de tiro que não foram ministradas. Diante desse resultado, o prefeito Barbosa Neto exonerou o secretário de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci, e o chefe de gabinete da secretaria, tenente Motta. Questionado pelos jornalistas sobre o assunto, o prefeito afirmou estar tranquilo em relação ao caso.

“Se não fosse eu que tivesse pedido essa auditoria, se não fôssemos nós da Prefeitura que tivéssemos levantado, antes mesmo dessas denúncias terem vindo a público, eu me preocuparia. A Câmara é soberana e cumpre o seu papel, independente da abertura ou não dessa CEI, a Câmara tem liberdade para fazer. Já foram abertas outras CEIs na cidade, na minha administração,  isso é natural”, afirmou.

“Repito o que foi dito por um funcionário da Câmara Municipal, que trabalha lá, há 25 anos, citado pelo vereador Roberto Fú. Ele disse que ‘tudo aquilo que a CEI pode levantar em 90 dias, o prefeito já antecipou. Exonerou, mandou punir, mandou investigar’. Nós vamos aguardar os resultados da CEI, que vão ser importantes, também, para a cidade. Eu não tenho qualquer receio do trabalho que ela faz, eu ando de cabeça erguida”.

“A minha atitude de exonerar imediatamente o secretário Benjamin Zanlorenci, tão logo tivesse ciência do levantamento feito pelos controladores do município, demonstra a nossa seriedade e o combate contra a corrupção. Eu espero que haja um apuramento limpo de tudo isso, porque nós temos um Ministério Público, e temos ainda o Tribunal de Contas, que vai averiguar tudo isso”, declarou o prefeito.

Barbosa Neto, também, demonstrou confiança na investigação da CEI, e se colocou à disposição da Comissão, para que o trabalho seja feito de forma honesta. “Qual o prefeito que age com essa postura de legitimidade? Nós não negociamos com cargos, com benesses, não temos maioria na Câmara, não temos rolo compressor. É natural que a Câmara faça o seu papel, é papel dos vereadores investigar a administração municipal. Eu estou muito tranquilo, muito feliz, e só lamento que tenhamos que perder tempo, perder energia, buscando essas respostas”.

“Nossos secretários estão à disposição da CEI, eu estou à disposição da CEI, em qualquer momento. Nós não podemos politizar uma CEI, não podemos antecipar uma eleição, que é como muitos já vislumbram o tempo todo. Eu vou continuar trabalhando pelo bem da cidade de Londrina, e não vou ficar polemizando, ponto a ponto, o relatório da Controladoria que já foi feito, com a participação, inclusive, de um membro da Câmara Municipal. As gavetas da Prefeitura estão abertas para quem quiser fazer investigações. Quem é honesto, quem está com a consciência tranquila, somos nós, neste momento. Não defendemos nenhuma empresa, pelo contrário”.

“A CEI está no seu papel de investigação. Eu deixo muito à vontade a Câmara Municipal. Confio muito e parabenizo o vereador Tito Valle, Rony Alves, os três vereadores do nosso partido, o Sebastião, Fu e Tamarrado. Parabenizo a firmeza do Ivo de Bassi, a coragem do Pastor Renato Leme, porque eles votaram com coerência e trabalharam dentro daquilo que eles definiram como estratégia. Eu não orquestrei nada, não participei desse trabalho, estava em reuniões, em eventos fora da Prefeitura”.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos