Brigada de Incêndio promove aula para servidores da CAAPSML
Nesta etapa prática, os participantes aprenderam sobre procedimentos de primeiros socorros; ação faz parte do Curso da Brigada de Incêndio

Os servidores da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (CAAPSML) participaram, nesta quarta-feira (27), da primeira aula prática do Curso da Brigada de Incêndio, com atividades realizadas de manhã e à tarde. A iniciativa é promovida pela Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

Os 13 participantes desta etapa foram orientados sobre as atribuições do brigadista e procedimentos de primeiros socorros, como técnicas de reanimação cardiopulmonar e desobstrução de vias áreas. A atividade aconteceu no Auditório da Prefeitura de Londrina e foi ministrada pelos servidores municipais Luciana Bordignon e Edivaldo Mariane de Andrade, ambos com formação em técnico de segurança do trabalho e bombeiro civil.
Nesta sexta-feira (29), a partir das 8 horas, serão realizadas mais duas aulas do Curso da Brigada de Incêndio com os servidores da autarquia. “A próxima aula prática sobre prevenção e combate a princípios de incêndio será realizada na sede da Prefeitura. Em seguida, a partir das 13h30, será aplicado um simulado de abandono de local com a retirada dos servidores do prédio da CAAPSML, a fim de representar uma situação de emergência”, informou a gerente de Segurança e Saúde Ocupacional, Luciana Bordignon.
A proposta é realizar os próximos cursos junto aos servidores que trabalham nos prédios da Policlínica Municipal, Centrolab, Pronto Atendimento Infantil (PAI) e as UPAs do Jardim Sabará e Jardim do Sol. “A Brigada de Incêndio deve ser feita por edificação para que os servidores de cada área conheçam o prédio e saibam retirar com segurança as pessoas do local”, frisou Bordignon.
Brigada de Incêndio – O curso visa capacitar os servidores para que possam prevenir possíveis acidentes e, caso ocorram, estarem preparados para as situações de emergência. Todas as atividades são orientadas pela Norma de Procedimento Técnico NPT-17, do Corpo de Bombeiros do Paraná.
Os servidores municipais contam, ainda, com aulas teóricas disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Governo da Prefeitura. Entre os conteúdos abordados estão: teoria e propagação do fogo; classes e tipos de incêndio; inspeção e modo de usar os extintores para cada situação e outros temas pertinentes ao curso.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente de Segurança e Saúde Ocupacional da DSO, Luciana Bordignon, pelo telefone 3376-2571.
Texto: Luana Souza sob supervisão dos jornalistas do N.Com