Novas instalações da Acesf serão inauguradas na segunda
Capelas mortuárias do centro e setor de atendimento ao público foram reformados e ampliados, atendendo critérios de conforto e acessibilidade
Após passarem por amplas obras de reforma e ampliação, as duas capelas mortuárias centrais e o setor de atendimento público da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) serão reinauguradas na próxima segunda-feira (29), a partir das 16h45, na sede da entidade, que fica na avenida Juscelino Kubitscheck, nº 2.948.
Na ocasião, o prefeito Barbosa Neto apresenta as melhorias efetuadas no local. Ao todo, foram reformados 357,82 m² de área, com construção de mais 177,42 m². Os investimentos totalizaram R$ 329.236,85, custeados com recursos próprios da Acesf.
De acordo com a superintendente da autarquia, Luciana Viçoso de Oliveira, as benfeitorias visam à adequação do local às necessidades da população, levando mais conforto a quem procura os serviços da instituição. Todos os ambientes ganharam janelas, foram instalados aparelhos de ar condicionado e os sanitários são agora adaptados a deficientes físicos. Além disso, as capelas ganharam ampla área externa, com cobertura, paisagismo novo e calçadas que atendem às normas de acessibilidade.
“Trata-se de uma antiga reivindicação da sociedade londrinense, que esperava por um local mais arejado e digno para realizar a despedida de seus entes queridos desde sua construção, há 26 anos. Essa obra marca apenas o início de um novo tempo do serviço funerário municipal”, afirmou.
A superintendente pontuou que o novo espaço estará disponível para uso a partir de terça-feira (30). Também lembrou que, há cerca de um mês, o jardim Monte Cristo ganhou uma nova capela mortuária, para atender aos moradores dos bairros próximos àquela região.
Também está em andamento a reforma do salão do antigo Centro Comunitário do parque Ouro Verde, que está sendo realizada em esforço dos servidores da Acesf, que estão reaproveitando materiais da própria autarquia para transformar o local em duas salas de velório. “Devemos concluir essa ação em janeiro do ano que vem”, previu Luciana Viçoso.
Para as próximas semanas, está para ser lançado edital para a obra de restauro das duas unidades do cemitério Jardim das Saudades, na região norte, que inclui a construção de mais uma, com investimentos de aproximadamente R$ 300 mil. Em 2011, há recursos previstos no orçamento para construção de 12 novas capelas mortuárias em diversos bairros de Londrina.