Conselho Municipal de Transparência divulga relatório de atividades
No segundo semestre de 2020, órgão promoveu reuniões e ações relativas a temas como mobilidade urbana, moradias populares e parcerias com instituições

O Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina (CMTCSL) apresentou o relatório de atividades do órgão, referente ao segundo semestre de 2020. Durante o período, o CMTCSL promoveu diversas reuniões e ações de avaliação e fiscalização, relativas a temas como a mobilidade urbana e o transporte público do município; e a regularização de moradias para a população em situação de vulnerabilidade social.
Também foram abordados o projeto Kavá, que visa utilizar ferramentas de inteligência artificial para a promoção do controle social; o acompanhamento do Plano Municipal de Transparência 2017/2020; a realização de debates com estudantes universitários sobre a participação popular; e colaborações com a organização Transparência Internacional e outras instituições. O relatório completo foi apresentado em reunião ordinária, realizada na última segunda-feira (1º).

As reuniões do Conselho têm sido realizadas de forma híbrida, incluindo o uso de recursos virtuais, devido à pandemia. Elas contam com a participação de presidentes de associações que representam mais de 50 bairros de Londrina.
De acordo com o presidente do CMTCSL, Auber Pereira, uma das principais metas do conselho é intensificar a divulgação de suas atividades para promover o engajamento da população. “Queremos estimular cada vez mais a comunicação com os munícipes, visando a sua capacitação e engajamento no controle social. Por isso, estamos discutindo parcerias com as secretarias municipais, no intuito de elaborar materiais informativos e de conscientização para a população”, disse.
Composição – Criado em 2014, o CMTCSL é composto por 18 integrantes, eleitos a cada dois anos e divididos entre membros do Poder Executivo, representantes de entidades da sociedade civil organizada, pessoas físicas e integrantes de outros conselhos municipais.
O órgão atua em conjunto com diversas outras instituições, visando elaborar e deliberar sobre políticas públicas de promoção da transparência e controle social; zelar pela garantia de acesso dos cidadãos aos dados e informações de interesse público; e fiscalizar o cumprimento da legislação voltada à transparência e controle social.
A população pode acompanhar o trabalho do CMTCSL através de suas páginas no Portal da Prefeitura ou no Facebook.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o presidente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina, Auber Pereira, pelo telefone (43) 3372-4370.