Destaques

Seminário Internacional debateu o desenvolvimento sustentável

Seminário Internacional debateu o desenvolvimento sustentável

Organizado pela Prefeitura de Londrina, evento também discutiu o crescimento econômico do município

O 2° Seminário Internacional Londrina 76 anos, que teve início ontem (29), contou com a presença do Prefeito, Barbosa Neto, durante a abertura oficial. Em seguida, foi ministrada a palestra sobre Políticas Públicas para Crescimento Econômico e Desenvolvimento Sustentável, pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Kentaro Takahara.

Takahara disse que a Prefeitura de Londrina tem inovado na gestão, buscando parcerias estratégicas para o desenvolvimento da cidade. “Estamos trabalhando com uma visão de futuro articulado com o Fórum Desenvolve Londrina, conquistando excelência na gestão e a valorização da meritocracia”, defendeu.

O Seminário teve o objetivo de concentrar os temas tratados pela administração pública, em conjunto com entidades que trabalham com o desenvolvimento econômico de Londrina, com o intuito de discutir o crescimento econômico e também o desenvolvimento sustentável do município.

Durante a manhã de hoje, foram realizadas três palestras com temáticas relacionadas ao desenvolvimento social, ambiental e econômico da cidade. A primeira delas foi ministrada por Luís Figueira de Mello, que colocou em pauta a questão ambiental, apresentando as pesquisas e o trabalho executado pelo Ecometrópole.

Organizado pela Prefeitura de Londrina, evento também discutiu o crescimento econômico do municípioMello apresentou o modelo de “cidade legal”. Ele propôs também a criação do “Selo Azul” que seria um conjunto de parâmetros para adequação de imóveis com reflexos positivos diretos na qualidade da água e no meio ambiente.

Em seguida, o criador da pedagogia empreendedora, Fernando Dolabela, explanou sobre o empreendedorismo como alavanca de desenvolvimento econômico e social, focando principalmente os jovens. Dolabela enfatizou a realização dos sonhos, “O empreendedor é aquele que concebe o futuro que deseja e o torna realidade”. Ele ainda ressaltou a ausência da noção de sonho coletivo, ou seja, da comunidade no Brasil.

Encerrando o circuito de palestras da manhã, o empresário e consultor de São Paulo, Renato Sucupira, discutiu as políticas públicas privadas, como instrumentos de desenvolvimento de cidades. Durante a tarde, o circuito de palestras continuou com a apresentação do tema “Cenários Econômicos para 2011 e para a Próxima Década”, com o economista e chefe do Bradesco São Paulo, Octávio de Barros. Na sequência, foi a vez de Bruno Quick, diretor nacional do Sebrae Para Políticas Públicas, de Brasília.

Às 16h30, o empresário e consultor nos EUA – UTAH – EUA, Jason Porter, falou sobre “Atuação de Investimentos Internacionais para Desenvolvimento de Cidades “

As palestras foram realizadas no Hotel Londristar, localizado na rodovia Celso Garcia Cid, próximo à Universidade Estadual de Londrina (UEL). O 2° Seminário Internacional Londrina 76 anos foi organizado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina, com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Sebrae) e do Fórum Desenvolve Londrina.

Fotos: Camilla Balsani

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos