Feiras de Londrina agora são patrimônios socioculturais

Prefeito sancionou lei que impede que as feiras mudem de local, por exemplo; Barbosa Neto comunicou a novidade aos feirantes dos Cinco Conjuntos
O prefeito Barbosa Neto foi ontem (5), acompanhado dos vereadores Gaúcho Tamarrado (PDT) e o pastor Renato Lemes (PRB), comunicar aos feirantes a sanção da Lei 11.090/2010, que transforma as feiras da Lua e do Produtor em patrimônio sociocultural de Londrina.
“Com esta lei, ninguém, nem hoje e nem no futuro, poderá mexer nas feiras da cidade. Elas adquiriram o direito de permanecer, para sempre, no local onde estão instaladas porque foram convertidas em patrimônio cultural”, disse o prefeito Barbosa Neto. Ele fez questão de visitar a Feira dos Cinco Conjuntos, realizada todos os domingos na avenida Saul Elkind. “A feira do cincão, que já era um patrimônio da região norte, agora é de toda cidade”, declarou o prefeito.
Malha no Maria Cecília
Barbosa Neto aproveitou sua visita, na região norte, para a reinauguração informal do campo de malha Rosendo Romero do conjunto Maria Cecília, reestruturado em uma parceria da comunidade com a Prefeitura de Londrina.
“Arrumamos os materiais de construção e a comunidade reformou este importante espaço de lazer e de prática esportiva”, disse o diretor de Operações da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Luciano Borrozino. A CMTU doou as telhas, as madeiras para construção da sustentação do telhado e a tinta para pintura.
“Era uma promessa do prefeito, durante a campanha, de colocar cobertura do campo de malha. E hoje, estamos aqui, para completar este sonho. A comunidade está muito contente. Faça chuva, faça sol, temos condições de jogar nossa malha”, disse o comerciante Ademir Romeiro.
Parque infantil no Calçadão
No ritmo de novos espaços públicos de lazer para a comunidade, o prefeito Barbosa Neto visitou, no final da manhã de sábado, o parque infantil, instalado pela Prefeitura de Londrina, em parceria com a Acil e o Sicoob, no calçadão da avenida Paraná, esquina com a rua Professor João Cândido, ao lado da academia ao ar livre.
Diversas crianças brincavam no local, no momento em que Barbosa Neto esteve presente. O parque infantil está à disposição das crianças, de até nove anos, com girador, brinquedo de escalada, três gangorras e um balanço de mão. Para as crianças maiores, a academia ao lado é a opção de lazer.
Fotos: Luiz Jacobs




