
As obras de revitalização do sistema de drenagem da rua Waldyr de Azevedo, incluindo trecho da avenida Saul Elkind, na região norte, caminham para as últimas etapas. Nessa via, localizada no bairro Parigot de Souza 2, a Prefeitura de Londrina está realizando toda a recomposição da rede de galerias de águas pluviais, para ampliar sua capacidade de captação e melhorar a eficácia. Também está sendo reconstruída a pavimentação asfáltica em toda a extensão da rua. Essas melhorias e intervenções incluem uma parte da Saul Elkind, na abrangência da Waldyr de Azevedo. A execução envolve mais de 1.400 metros de galerias, entre ramais e redes coletoras. O investimento é de R$ 1,7 milhão, aproximadamente, com recursos municipais.
O objetivo é solucionar um problema antigo nessa área, há anos afetada por enchentes, alagamentos e danos ao asfalto, situações que deterioravam o local e causavam riscos à população. Antes, a rede de galerias, já desgastada pelo tempo, não suportava a intensidade do alto volume de água que escoava pela rua e ocasionava transbordamentos invadindo pistas e calçadas. O pavimento nessa região já foi refeito pela Prefeitura uma série de vezes e a única forma de resolver o problema foi a execução de um novo projeto de drenagem.

Os trabalhos agora estão mais de 90% concluídos, sendo que toda a estrutura das galerias está praticamente pronta. Para isso, foram necessárias etapas de escavações mecanizadas intensas nas áreas de galerias, perfazendo cerca de 4 metros de altura e mais 4 de largura, demolição de bocas de lobo e remoção de pavimento em diversos pontos da obra, entre outras atividades. A obra abrange 128 bocas de lobo simples, 37 duplas, cinco triplas, e mais três quádruplas.
Na fase atual de execução ocorrem serviços complementares para finalizar a nova pavimentação, adequações em bocas de lobo, calçadas e meios-fios. No momento, as atividades estão sendo realizadas na abrangência de entroncamento da rua Waldyr de Azevedo com a avenida Saul Elkind, que também passa pela revitalização no sistema de drenagem e ganhará, na sequência das ações, a reperfilagem asfáltica.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), a entrega da obra está prevista para ocorrer entre o final de fevereiro e início de março, dependendo das condições climáticas. A empresa responsável pelas obras é a HBM Serviços de Engenharia, contratada via licitação. A fiscalização é feita pela SMOP.