Prefeito homenageia servidores aposentados
Trabalhadores que encerraram vínculo com a prefeitura concluíram programa de preparação ofertado pela Secretaria Municipal de Gestão Pública
O encerramento de uma vida profissional no serviço público merece uma comemoração digna. Esse foi o cenário do encontro, realizado hoje pela manhã, que homenageou 123 funcionários municipais aposentados em 2009, 2010 e com previsão para o ano que vem na sede da Associação dos Aposentados da Prefeitura de Londrina. O evento, realizado contou com a presença do prefeito Barbosa Neto, também concluiu o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) da Secretaria Municipal de Gestão Pública.
Barbosa Neto apontou que tanto o capital humano quanto o patrimônio físico devem ser valorizados. Prova disso é o investimento feito na renovação do maquinário da Patrulha Rural Mecanizada, compra de novos equipamentos para a Secretaria de Obras e instalação da nova Usina de Asfalto, como também na readequação da estrutura do prédio da prefeitura.
Desde maio deste ano, todos os servidores que finalizaram suas atividades no serviço público foram capacitados em palestras motivacionais e abordagens sobre empreendedorismo. “Outro ponto interessante levantado durante o curso foi a questão da saúde ocupacional, melhorando as condições de trabalho dos servidores”, disse o secretário de Gestão Pública, Marco Cito.
A Prefeitura de Londrina modificou o atendimento à saúde do funcionário municipal após inaugurar em julho uma unidade da Diretoria de Saúde Ocupacional na avenida JK. O órgão conta com 23 profissionais, dentre médicos, dentistas, psicólogos e auxiliares de enfermagem. A missão inicial do setor era reduzir uma fila de 2 mil atestados médicos dos funcionários da prefeitura.
O objetivo de continuar contemplando o servidor mesmo depois de aposentado foi um dos temas abordados no pronunciamento do superintendente da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml), Dênio Balarotti. “O PPA teve como uma de suas diretrizes o acompanhamento as pessoas que não atuam mais na administração municipal. Trata-se de um incentivo para que a trajetória profissional, mesmo desvinculada do poder público, continue sendo desenhada”, abordou.
Os trabalhadores vinculados à prefeitura tiveram uma garantia já anunciada pelo prefeito Barbosa Neto. “Para o ano que vem, temos o dinheiro para zerar todas as perdas inflacionárias. Esse é um exemplo que se junta à política de governar Londrina com apenas 50 cargos comissionados”, disse. O prefeito relembrou que só a decisão de evitar contratações comissionadas já gerou uma economia de R$ 6 milhões para os cofres municipais.
Os aposentados também receberam um certificado do término do programa e um DVD com vídeos desenvolvidos durante a capacitação. Estiveram ainda presentes o vereador Gaúcho Tamarrado (PDT), o presidente da Associação dos Aposentados da Prefeitura de Londrina, Mauro Lúcio e o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (Sindserv), Éder Pimenta, além do diretor de Saúde Ocupacional, Roberto Pintor.
Fotos: José Otávio