Prédio da Educação recebe simulação de evacuação em caso de incêndio
Treinamento faz parte do curso da Brigada de Incêndio, que visa formar brigadistas para atuação em situações de emergência

Na manhã desta sexta-feira (19), cerca de 200 servidores que atuam na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME) participaram de um simulado de evacuação em decorrência de incêndio, que integra a terceira etapa do curso da Brigada de Incêndio, realizado pela SME, em parceria com a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) e Escola de Governo.
Os servidores receberam orientações sobre como proceder, caso haja um incêndio no prédio, e puderam vivenciar a experiência na prática. Assim que soou o alarme, todos tiveram que sair do prédio e se descolaram para o estacionamento da SME. De forma prática e segura, eles foram conduzidos por 14 servidores da Educação que participam do Curso da Brigada de Incêndio, sob orientação dos técnicos em segurança do trabalho e bombeiro civil, Luciana Bordignon e Edivaldo Mariane de Andrade.
O simulado de evacuação de emergência faz parte da terceira etapa do Curso de Brigada de Incêndio, composto por 20 horas/aula, sendo 11 teóricas e nove presencias. Todas as atividades são orientadas pela Norma de Procedimento Técnico NPT-17, do Corpo de Bombeiros do Paraná.
A secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, enfatizou que, desde 2017, a SME tem intensificado os cursos de Brigada de Incêndio em todas as escolas municipais, inclusive com treinamentos de evacuação. “Agora a capacitação está acontecendo para os servidores do prédio da SME. Isso é muito importante porque, eventualmente, se acontecer uma situação de emergência, estaremos preparados. O treinamento prático que ocorre aqui hoje é fundamental, pois temos centenas de servidores trabalhando no local, em dois andares”, frisou.
Claudia Elisabeth Gonçalves, da gerência de Formação Continuada da SME, responsável pela Brigada, explicou que a capacitação tem como finalidade formar brigadistas, para que eles possam prevenir possíveis acidentes e, caso estes ocorram, estarem preparados para as situações de emergência. “A capacitação ensina, por exemplo, as técnicas de primeiros socorros e como fazer o manuseio de extintores e de mangueiras de incêndio”, contou.
O curso também é ofertado para todas as unidades da secretaria, incluindo as unidades escolares municipais e filantrópicas. A gerente de Formação Continuada da SME, Viviane Barbosa Perez, comentou que é muito importante que os servidores saibam quais procedimentos adotar no caso de uma evacuação em decorrência de incêndio. “Essa formação nos prepara para conduzir e gerenciar a saída das pessoas, sem gerar pânico, de forma organizada e segura”, afirmou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com Claudia Elisabeth Gonçalves, da gerência de Formação Continuada da SME, no 3375-0091.