Internet aumenta frequência na Biblioteca Ramal Vila Nova

Coordenação contabiliza cerca de 50 a 100 pessoas que comparecem ao local diariamente; dois computadores são ferramentas que incentivam a leitura do público infantil
Permitir o contato com o mundo virtual. Essa é a realidade que pode ser vista diariamente na Biblioteca Ramal Vila Nova. Os dois computadores da instituição, instalados em outubro deste ano, viraram o centro de atenções das crianças que passaram a frequentar assiduamente o local.
O interesse foi tanto que a coordenação da biblioteca teve que monitorar de 15 em 15 minutos o uso dos aparelhos. Como o horário de funcionamento é das 8h30 às 14h30, a procura é grande na hora do almoço, principalmente quando os alunos saem da escola e vão para casa. Diariamente, cerca de 50 a 100 pessoas comparecem à instituição.
“As crianças são ávidas em conhecer a internet e têm muita facilidade em aprender novas tecnologias. Aproveitando esses conceitos e usufruindo dos computadores, detectamos que a frequência na Biblioteca Ramal Vila Nova aumentou consideravelmente nos últimos meses”, comentou o diretor de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Rovilson Silva.
Silva argumentou que o mundo virtual tem papel cultural na formação do público infantil, artifício usado na curiosidade demonstrada pelas crianças do jardim Paulista e bairro Quati, regiões atendidas pela unidade cultural da Vila Nova. “O interesse em saber como funciona o computador pode ser estendido para o mundo da leitura”, observou.
Segundo a bibliotecária Jane Cristina Marcucci, responsável pela biblioteca, é preciso ter uma ficha de cadastro para usar o computador. “Com essa medida, estimulamos que a criança conheça outros setores da biblioteca”, frisou. A Biblioteca Ramal Vila Nova funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30, e fica localizada na rua Purus, número 53.
Foto: Luiz Jacobs




