Prefeitura cria sistema para receber documentos do teste seletivo
Nova ferramenta desenvolvida pelas Secretarias de Planejamento e de Recursos Humanos será utilizada pela primeira vez para protocolizar títulos de candidatos do Teste Seletivo n° 35/2021 no dia 18

No próximo domingo (18), os candidatos que participam do Teste Seletivo nº 35/2021 utilizarão, pela primeira vez, um novo sistema informatizado para a entrega de títulos, implementado em parceria entre as secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT) e de Recursos Humanos (SMRH).

Os participantes imprimirão dois códigos do tipo QR Code, sendo que um deles permanecerá em sua posse, funcionando como comprovante de inscrição no processo, e o outro deverá ser obrigatoriamente afixado ao envelope que será entregue com os documentos.
Ao receberem os envelopes, em ação do tipo drive-thru que acontecerá no Autódromo Internacional Ayrton Senna, os servidores municipais escanearão os QR Codes com seus celulares, gerando automaticamente os protocolos de entrega dos títulos. A partir de então, os candidatos poderão acessar, com seus smartphones, os dados da entrega, constantes do código impresso no comprovante.
A nova ferramenta foi desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), da SMPOT. O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, frisou que a pasta tem investido em ações voltadas a modernizar e desburocratizar os serviços públicos municipais. “Pretendemos expandir o uso dessa tecnologia e incentivar o desenvolvimento de outras, que vão trazer mais agilidade e praticidade para a administração municipal, melhorando cada vez mais os serviços oferecidos para a população”, afirmou.
Segundo o responsável pela Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento de Sistemas IV da DTI, Norberto Alves Filho, a iniciativa baseia-se em sistema semelhante, criado para o cadastro das pessoas que receberão a vacina contra a Covid-19. “Futuramente, vamos integrar o QR Code ao sistema de agendamentos on-line para os serviços municipais, dando mais agilidade a esses procedimentos. Trata-se de uma tecnologia com muito potencial para crescer e se desenvolver”, disse.
O gerente de Desenvolvimento da SMRH, Lucas Rigo de Almeida, explicou que o sistema vai oferecer diversas vantagens, tanto para os inscritos no processo seletivo quanto para os servidores envolvidos na sua realização. “Através do QR Code, conseguimos juntar dois documentos: o comprovante de inscrição e o protocolo de entrega de títulos, que antes precisava ser completado à mão pelo candidato. Com isso, o processo de preenchimento e entrega ficou muito mais rápido, transparente e seguro. Por meio de uma ferramenta automática e personalizada, eliminamos o risco de erros e fraudes e otimizamos a classificação, controle e armazenamento de documentos”, salientou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o responsável pela Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento de Sistemas IV, Norberto Alves Filho, pelo telefone (43) 3372-4733; e com o gerente de Desenvolvimento da SMRH, Lucas Rigo de Almeida, pelo (43) 3372-4036.