Destaques

Prefeitura finaliza recape asfáltico em bairros da região oeste de Londrina

Mais de 30 trechos de ruas tiveram o pavimento recuperado; foram atendidos os jardins Alvorada, Bancários, Hedy, San Remo, Champagnat, Sumaré e outros

Após muitos anos sem receber melhorias efetivas em pavimentação, diversos bairros da região oeste de Londrina foram contemplados com asfalto renovado. A Prefeitura de Londrina finalizou os serviços de recape asfáltico em mais de 30 trechos de vias localizadas na abrangência dos jardins Alvorada, Hedy, Champagnat, San Remo, Coroados, Sumaré, Bancários, Amaro, entre outros. Com isso, os milhares de moradores dessa área da cidade, motoristas e pedestres que transitam ali diariamente, agora contam com ruas adequadas e seguras.

Asfalto na rua Prudente de Morais. Foto: Emerson Dias

Para a execução das melhorias, que incluíram recape e nova sinalização de trânsito, a Prefeitura investiu cerca de R$ 2,7 milhões. Foram mais de 105 mil m² em área de recapes realizados, perfazendo quase oito mil toneladas de massa asfáltica aplicada. A recuperação do asfalto ocorreu na faixa territorial entre as avenidas Tiradentes e Presidente Castelo Branco, passando por locais como o Vale do Rubi, por exemplo.

Os serviços revitalizaram as ruas Prudente de Moraes, Jundiaí, Passos, Taquaritinga, Guarulhos, São Bernardo do Campo, São Carlos, Wenceslau Braz, Nilo Peçanha, Quatá, José Linhares, Marechal Hermes da Fonseca, Cristiano Machado, Deputado Nilson Ribas, Rangel Pestana e Jardinópolis. Também receberam recape as ruas Fernando Ferrari, Juiz de Fora, Cabo Frio, Uberlândia, Bauru, Campinas, Ituiutaba, Ribeirão Preto, Sorocaba, Delfim Moreira e rua João Sampaio.

Asfalto na rua Guatá. Foto: Emerson Dias

Segundo Euclides Nandes Correia, um dos presidentes da Associação dos Nove Bairros (ANB), que atua nessa região de Londrina, uma revitalização asfáltica com essa proporção era aguardada por décadas pelos moradores. “Existem bairros antigos, com quase 40 anos, que nunca haviam recebido um recape asfáltico de verdade sequer, e agora contam com pavimento novo, criando boas condições de trânsito. Muitas ruas estavam em situação feia, puro pedrisco e esburacadas, então são melhorias importantes e comemoradas pelos moradores dos vários bairros contemplados. O trabalho executado foi de ótima qualidade”, frisou.

Correia contou que a ANB e os moradores dessa região estão trabalhando no sentido de apontar demandas importantes, mostrar o que pode ser melhorado, mobilizar os bairros e dialogar com o poder público para construir uma parceria positiva. “Conversamos com o prefeito Marcelo Belinati e sua equipe, o Executivo entendeu a necessidade dessas melhorias e, felizmente, conseguiu viabilizá-las. Diferentes áreas da nossa região também ganharam nova iluminação e outros serviços. Estamos acompanhando, ainda, o projeto do IPPUL para revitalização do Vale do Rubi, que visa melhorar este espaço público de lazer e atividades físicas tão utilizado pelas pessoas”, completou.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, destacou a transformação realizada no asfalto deste ponto da região oeste. “Muitos moradores antigos desses bairros ficaram incrédulos ao verem a ampla recuperação de asfalto em tantas ruas. As condições de tráfego estavam muito prejudicadas, com ruas em péssimo estado, causando acidentes e dificuldades para as pessoas se deslocarem. A região fica mais acessível, confortável e bonita. Recentemente, revitalizamos também a UBS do Alvorada, que hoje oferece mais qualidade para os pacientes e trabalhadores que ali atuam, além de recuperar praças, instalar iluminação em LED em várias extensões dessa região. Estamos no caminho certo, investindo para levar mais qualidade de vida aos cidadãos”, comentou.

Asfalto na rua Sorocaba. Foto: Emerson Dias

De acordo com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, dezenas de ruas estavam altamente deterioradas nesses bairros, exigindo um trabalho de recape asfáltico efetivo. “A maior parte das ruas atendidas não recebia serviços de pavimentação asfáltica desse porte há mais de 20 anos. Foi um trabalho muito importante que concluímos e beneficiará milhares de moradores que vivem naquela região. São bairros antigos, com muitas ruas movimentadas que vinham recebendo apenas serviços paliativos. Com tantos buracos e deformações, as pistas necessitavas de um pavimento mais sólido e consistente. O serviço é de qualidade e agora as condições de trânsito ficam melhores”, analisou.

Na última sexta-feira (23), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, assinou decreto liberando créditos suplementares municipais, no valor de R$ 3,2 milhões, para obras de recape e recomposição asfáltica em 25 pontos do município em todas as regiões da cidade. Os serviços, que  já se iniciaram, estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), por meio de equipes próprias e terceirizadas.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos