Centro de Testagem realiza ação na Semana do Trabalhador
De 3 a 6 de maio, unidade atenderá à população das 7h às 18h, para a realização de testes rápidos que detectam Infecções Sexualmente Transmissíveis

Na próxima semana, o Centro de Testagem e Aconselhamento Dr. Bruno Piancastelli Filho (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar uma ação alusiva ao Dia Internacional dos Trabalhadores, celebrado anualmente em 1º de maio. De segunda (3) a quinta-feira (6), os profissionais da saúde do CTA vão ampliar o horário de atendimento. Eles receberão a população das 7h às 18h, para a realização de testes rápidos que detectam Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV/aids, sífilis, hepatites B e C, entre outras.
Quem desejar realizar gratuitamente os testes rápidos precisa agendar um horário, através do site da Prefeitura de Londrina, no link https://www.londrina.pr.gov.br/agendamentos. Após a marcação do dia e horário, é preciso ir ao CTA, que fica na Alameda Manoel Ribas, nº 01, Centro. É obrigatório comparecer usando máscara de proteção e apresentar um documento de identificação com foto (RG ou carteira de motorista). Quem não puder ir no horário agendado deve avisar ao CTA.

O objetivo da ação é incentivar a realização de exames preventivos e a realização de diagnósticos precoces para diversas doenças, como a aids, hepatites virais, sífilis e outras ISTs. Segundo o enfermeiro do CTA, Edvilson Lentine, a intenção é que a população procure a unidade para realizar os testes rápidos e, caso positive para alguma IST, possa iniciar corretamente o tratamento. “Nossa pretensão é divulgar a Campanha ‘Fique Sabendo’ todos os meses, porque ao escutar a notícia nos meios de comunicação, as pessoas tendem a nos procurar e a realizar os testes. Isso é muito importante, porque existem doenças que são silenciosas durante um longo período. Se não forem testadas, as pessoas podem não saber que estão com elas e que precisam de tratamento médico. Além dos testes, nós fornecemos todas as orientações e encaminhamentos necessários”, explicou o enfermeiro.
Os agendamentos respeitam o intervalo de 30 minutos entre um atendimento e o próximo, e seguem todas as normas da Vigilância Sanitária para evitar a propagação do novo Coronavírus. Não é necessário estar em jejum para realizá-los. Os exames são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de produtos registrados e controlados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS). Em caso de dúvidas, o cidadão pode telefonar para (43) 3378-0146 ou (43) 3378-0147, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.
Benefícios – Realizar o teste rápido para as ISTs traz diversos benefícios aos pacientes. Ele é um exame seguro e sigiloso, que aponta o diagnóstico precoce das infecções e doenças. É de acesso fácil, gratuito e rápido, sendo possível agendar um horário pela internet, sem a necessidade de sair de casa ou do trabalho. Os casos de resultados positivos para as ISTs são encaminhados imediatamente aos serviços médicos especializados, para iniciar o tratamento no Ambulatório de HIV/Aids. Todos os indivíduos que fazem os exames recebem orientações e insumos para o sexo seguro, como gel lubrificante e preservativos.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o enfermeiro do CTA, Edvilson Cristiano Lentine, pelos telefones (43) 3378-0146 ou 3378-0147.