Cinco unidades de saúde vacinarão contra a gripe no sábado (1º)
Etapa é voltada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, profissionais e trabalhadores de saúde; agendamento para o sábado já está liberado

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), abriu uma agenda extra de vacinação contra a gripe para o próximo sábado, dia 1º de maio. Estarão abertas, neste dia, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim Santiago, Jardim Piza, Parigot de Souza, Armindo Guazzi e do Centro. O funcionamento será das 8h às 17h.
Para ser vacinado no sábado (1º), é necessário agendar um horário pela internet, por meio do Portal da Prefeitura (clique aqui). Esta etapa da campanha é voltada às crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), profissionais e trabalhadores de saúde.
No ato da imunização, é necessário ter em mãos um documento pessoal com foto, além da apresentação da Carteira de Vacinação, para aqueles que tiverem. O trabalhador e o profissional da saúde também precisam levar a carteira de vacina da Covid-19, pois é necessário ter um intervalo de 14 dias entre as doses da vacina contra a Covid-19 e da Influenza.
Quem não puder comparecer no sábado (1º), poderá agendar a vacina, durante a semana, na Unidade Básica de Saúde mais perto de sua residência. Neste caso, o agendamento deve ser feito por telefone. Clique aqui para conferir os endereços e telefones das UBS de Londrina. Cada unidade tem capacidade de atender de 50 a 100 pessoas por dia.
Campanha contra a gripe – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, iniciou no dia 12 de abril e está prevista para acontecer até o dia 9 de julho. Ela foi distribuída entre grupos prioritários, por etapas escalonadas. Nesta primeira etapa, a Prefeitura de Londrina pretende vacinar 36.112 crianças, 5.259 gestantes e 864 puérperas, além dos profissionais e trabalhadores de saúde.
Na sequência, a campanha se estenderá para os povos indígenas, idosos e demais grupos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. Para isso, nesta primeira fase, Londrina recebeu 18 mil doses da vacina trivalente, que protege contra as três cepas do vírus. Elas tiveram maior circulação recentemente e são da linhagem A H1N1 e H3N2 e B/Victoria. A aplicação é em dose única, exceto para as crianças que receberem a vacina pela primeira vez. Neste caso, os pais ou responsáveis também precisam agendar a segunda dose.
Para a imprensa: outras informações com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, pelo 3372-9434.