Exposição traz reflexão sobre ser humano na Biblioteca Pública
“O ser humano em desespero” é composto por 10 imagens em acrílico desenvolvidas pela artista plástica e estudante de Filosofia, Camila Berehulka
Uma reflexão sobre o homem e sua relação com o mundo onde está inserido. Esta é a proposta da exposição “O ser humano em desespero”, que ganha espaço na Biblioteca Pública Municipal do dia 1° a 18 de março. Ao todo, 10 imagens em acrílico e nanquim abordam a visão da artista plástica, Camila Berehulka, sobre o tema.
Antes de ganhar o campo artístico, a reflexão sobre as várias facetas do ser humano era realidade no âmbito filosófico. Estudante de Filosofia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Camila Berehulka argumentou que o aprendizado acadêmico foi o motivo principal para abordar o assunto na pintura. “Todas as indagações sobre o valor do ser humano foram transferidas para uma parte mais artística, deixando assim apenas o espaço dos pensamentos”, disse.
De acordo com a artista plástica, a exposição também traz uma abordagem sobre o papel da mulher na sociedade atual. “As imagens analisam muito como a feminilidade é tratada hoje em dia, principalmente pela mídia. Infelizmente, o que temos visto hoje é uma distorção sobre a valorização da mulher, considerada por muitos apenas como objeto”, comentou.
Segundo o diretor de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Rovilson Silva, a mensagem, quando incluída na pintura, tem alto poder de comunicação. “Temos exemplos concretos como o surrealista Salvador Dali, que adiantou uma obra sobre o nazismo oito anos antes do movimento realmente acontecer. Conceito que não é diferente da exposição deste mês”, ressaltou.
“O ser humano em desespero” começa no dia 1° e vai até 18 de março. A Biblioteca Pública Municipal fica na avenida Rio de Janeiro, 413, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h.




