Prefeitura distribui preservativos no carnaval
Serão distribuídos 70 mil preservativos nos dias de festa. As Unidades Básicas de Saúde também receberam 72 mil camisinhas para atender à demanda do feriado
Neste feriado, profissionais que atuam no Programa Municipal de DST/HIV/Aids e Tuberculose e representantes de Organizações não Governamentais estarão em diversos locais de festividades do carnaval de rua, identificados com uma camiseta do Programa de Atenção a AIDS e distribuindo materiais educativos e preservativos. As Unidades Básicas de Saúde já receberam neste mês 72 mil preservativos para atender à demanda do feriado. Nos quatro dias de festa, ainda, serão distribuídos mais 70 mil.
A campanha acontece, pois no Carnaval há aumento de uso de diversas substâncias lícitas e não licitas, o que coloca ainda mais a população, especialmente a mais jovem, no alvo de campanhas do Ministério. Neste ano, em virtude do aumento de casos de HIV e Aids – em condições de vulnerabilidade. “Acreditamos que não faltará preservativo. Nosso objetivo é lembrar a população que, se for ter relações sexuais, que esta seja protegida”, disse a gerente do Programa Municipal de DST/HIV/Aids e Tuberculose, Regina Cortez.
Londrina, de 1985 até 2010, confirmou cerca de 1839 casos de Aids e o Ministério da Saúde orienta que, para cada caso de Aids, há cinco casos de HIV. Assim, Londrina provavelmente contabiliza 20 mil pessoas infectadas com o vírus do HIV e que desconhecem esta realidade, isso porque a pessoa infectada, com um bom sistema de imunidade, pode levar de oito a dez anos para adoecer e sem desconfiar que seja portadora do vírus. “ Durante todo esse tempo, ela estará transmitido a doença sem saber, por isto, a importância de não deixar para lá o ato de proteção”, enfatizou Regina.
A gerente do Programa Municipal de DTS/HIV/Aids, ainda, reforçou a importância das pessoas realizarem o teste rápido, para saber se é portador ou não da doença. “É importante, individualmente, pois, quanto mais precoce o diagnóstico, mais tempo de vida o paciente terá e com oportunidade de retardar a condição de doente de Aids, e, coletivamente, pois, se o individuo souber da sua condição de portador, deixará de transmitir em suas relações”, enfatizou Regina.
Confira os locais onde ocorrerão as atividades na luta contra a Aids neste carnaval:
CARNAVAL 2011 – COM O GRUPO “QUEM DERA?” E BANDA “SHOWBIZZ”
Dia 5/3 (sábado)
A partir das 20 hs. Show carnavalesco Rotatória da Avenida Henrique Mansano
(próximo ao Autódromo)
Dia 7/3 (segunda-feira)
A partir das 17 hs. Show carnavalesco Rotatória da Avenida Henrique Mansano
(próximo ao Autódromo)
CARNAVAL 2011 – COM A ANIMAÇÃO DO BLOCO BAFO QUENTE
5/3 (sábado)
18 hs. Carnaval popular Av. Saul Elkind, ao lado do Centro Cultural Zona Norte
Dia 6/3 (somingo)
18 hs. Carnaval popular Zerão
Dia 7/3 (segunda-feira)
18 hs. Carnaval popular Concha Acústica (Praça 1º de Maio)
Dia 8/3 (terça-feira)
18:30 hs Carnaval popular Praça Nishinomiya (Bairro Aeroporto)




