Destaques

89 novos agentes de endemias começam na segunda-feira

Novos agentes recebem treinamento teórico a partir do dia 14, durante três dias; Secretaria de Saúde foca ações de combate ao mosquito na região norte

Novos agentes recebem treinamento teórico a partir do dia 14, durante três dias; Secretaria de Saúde foca ações de combate ao mosquito na região norte

A Secretaria de Saúde informou que começa na próxima segunda-feira (14), o treinamento de 89 agentes de endemias contratados emergencialmente, com recursos do governo do Estado. O treinamento será no auditório da Supercreche, durante o dia todo.

De acordo com Elson Belisário, o treinamento teórico terá duração de três dias, focado exclusivamente no combate ao mosquito da dengue. “Precisamos destes agentes urgentemente nas ruas”, detalhou. Eles serão contratados temporariamente por seis meses e completarão o quadro de 230 agentes conforme preconiza o Ministério da Saúde.   

Durante os dias de carnaval, os agentes de endemias visitaram 230 pontos emergenciais, que foram denunciados pela população pelo telefone 0800-400-1893. Belisário informou que ainda restam cerca de 70 imóveis denunciados pela população para serem visitados.   

Combate ao mosquito Aedes na região norte

A Secretaria Municipal de Saúde está intensificando esta semana, as ações de combate ao mosquito da dengue na região norte. Conforme o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira), realizado entre os dias 1 e 3 de março, a região apresentou índice de 3,83%.

“É um índice menor do que o apresentado no levantamento das regiões sul, leste e centro, porém ainda é alto e merece toda atenção do município”, avaliou o coordenador de Endemias, Elson Belisário.

Conforme Belisário serão realizados a partir de hoje (9), mutirões de destruição de focos do mosquito e retirada de lixo, além do fumacê, nos bairros da região norte pesquisados: Vivi Xavier, que apresentou o maior índice com 7,85%; Chefe Newton com 4,00%; Milton Gavetti, 3,70%, Aquiles Stenghel, 3,17% e Cabo Frio, 0,70%.

O Lira também pesquisou a região oeste que apresentou o menor índice em comparação com as regiões com 2,52%. Entre os bairros, o jardim Bandeirantes com 3,20% foi o maior, seguido do Maracanã/Panissa com 2,14% e o conjunto Santiago com 1,83%. De acordo com Belisário o trabalho de recolhimento de entulhos e fumacê já foram realizados na semana passada nesta região, em conjunto com a Defesa Civil do Estado. “Resta o jardim Bandeirantes para finalizar a aplicação do fumacê”, afirmou o coordenador de Endemias.

No Lira, realizado nos dias 17 de 18 de fevereiro, a região sul apresentou o maior percentual da cidade com 6,39%; a região leste o segundo índice com 6,02%, o centro teve a terceira concentração com 5,49%. A Prefeitura de Londrina concentrou as ações de limpeza nestas regiões no último mês.

Novos números da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde divulga o levantamento do número de casos de dengue na cidade, entre os dias 1 de janeiro a 9 de março.

No total, são 1.552 casos da doença confirmados em Londrina até o momento. A região leste apresentou o maior número de ocorrências de contaminação pelo mosquito da dengue, com 973 casos. Na sequência, a região sul apresenta 186 casos confirmados; o centro tem178 casos; a norte 124, a oeste 85 e a zona rural apenas seis.

De todos os casos confirmados no município, 1.547 são locais e cinco foram importados de outras cidades. A secretaria notificou 6.563 casos suspeitos da doença. Deste total, além dos casos confirmados, 587 já foram descartados e 4.424 permanecem sob investigação.

A Secretaria de Saúde também confirmou hoje a segunda morte por dengue em Londrina. Conforme a diretora de Epidemiologia, Sandra Caldeira, é a paciente de 42 anos, moradora da região central, que faleceu ao chegar na Unidade Básica Clair Pavan, na rua São Paulo, no dia 18 de fevereiro. “É um caso de dengue com complicação conforme o critério do Ministério da Saúde. Não é dengue hemorrágica”, explicou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos