Município promove sexta audiência pública virtual do PPA
Será nesta quinta-feira (13), às 19 horas, com o tema "Políticas de Desenvolvimento, Habitação, Emprego e Segurança Pública"

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), realizará a sexta audiência pública virtual do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, nesta quinta-feira (13), às 19h. A transmissão será de forma virtual, por meio do perfil de Facebook da Prefeitura de Londrina (facebook.com/prefeituradelondrina) e da página do Município no Instagram (www.instagram.com/prefeituradelondrina).
O tema da audiência será “Políticas de Desenvolvimento, Habitação, Emprego e Segurança Pública”. Neste sentido, serão debatidas as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal para essas áreas. A discussão terá como foco os próximos quatro anos, seguindo o artigo 165 da Constituição Federal e o artigo 44 da Lei Federal nº 10.257/2001, que trata do Estatuto da Cidade.
Participarão da audiência representantes do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), e das secretarias municipais do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) e de Defesa Social (SMDS). Além de assistir a audiência pública, a população poderá participar fazendo perguntas, sugestões, apontamentos e apresentando as suas demandas. Para isso, foi elaborado um formulário on-line, que pode ser preenchido, por meio do link disponibilizado pela Prefeitura (clique aqui para deixar sua opinião). O formulário ficará aberto até o final de maio.
A população que não tiver acesso à internet pode levar as suas demandas, por escrito, pessoalmente na sede da Prefeitura de Londrina, na SMPOT, também em qualquer secretaria que fica fora da sede administrativa, na Câmara de Vereadores, ou em um dos 57 centros de educação infantil conveniados.
O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, destacou que o Plano Plurianual é um instrumento de planejamento de quatro anos que, desta vez, terá entre os tópicos a serem discutidos as ações nas áreas de atuação da Codel, como Turismo, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Industrial, para enfrentamento das necessidades da população. “É muito importante a participação do cidadão, para que sejam apresentadas as demandas e seja possível identificar, de forma mais democrática, os projetos de médio prazo da autarquia”, afirmou Ubiratan.
O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, contou que serão apresentadas as realizações da pasta e também as perspectivas das políticas públicas da área para os próximos quatro anos. “A Secretaria registrou uma série de conquistas ao longo do último mandato e já planeja ações em diversas frentes para consolidar Londrina como polo de empregabilidade e formação de mão de obra. Temas como qualificação profissional, transformação digital, oportunidades de emprego, formalização dos profissionais autônomos, facilitação de acesso ao crédito para ideias produtivas e o processo de acolhimento e atendimento aos trabalhadores da cidade serão debatidos”, adiantou Santos.
Esta é a sexta e última audiência pública do PAA. Após a conclusão das mesmas, será elaborado o Plano Plurianual. O PPA deve ser encaminhado para a Câmara de Vereadores de Londrina até o dia 31 de agosto deste ano. No Poder Legislativo, ele pode sofrer alterações, por meio de emendas dos vereadores. Após sua aprovação, o documento retorna para o prefeito sancioná-lo. Assim, torna-se lei e deve ser seguido pelos gestores nos próximos anos.