RH promove aula inaugural do Programa de Desenvolvimento de Líderes
Evento on-line acontecerá na quinta-feira (13), a partir das 14h, e é voltado aos servidores municipais que ocupam funções de chefia

O Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), promovido pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), inicia uma nova etapa com a transmissão de sua aula inaugural nesta quinta-feira (13), a partir das 14h. Direcionada aos servidores municipais que ocupam funções de coordenadoria, gerência, diretoria e assessoria, a oficina foi previamente gravada. Para acessar o evento, os interessados deverão utilizar o link que foi encaminhado pela SMRH, através do Sistema Eletrônico de Informações, às diretorias e gabinetes das secretarias e órgãos municipais.
A aula contará com a participação da secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci; do professor de comunicação empresarial, marketing, negociação e oratória, Renan Laffranchi; e do professor e coordenador dos cursos de gestão de RH e Administração da Faculdade Pitágoras, Gabriel Manganaro. Além de apresentar o programa, eles explicarão as suas metas, conteúdo e organização.
Nos próximos dias, a SMRH abrirá as inscrições para as primeiras turmas da iniciativa. Entre outros objetivos, o curso visa preparar lideranças capacitadas, desenvolvendo suas habilidades e atitudes estratégicas, com melhorias na comunicação, motivação e produtividade. Além disso, as atividades sensibilizarão os participantes sobre como exercer a liderança com foco em estilos comportamentais.
A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, explicou que o Programa de Desenvolvimento de Líderes foi iniciado em março deste ano, com a aplicação de um Questionário de Diagnóstico para 300 servidores municipais que exercem cargos de liderança. Os resultados do levantamento serão apresentados na aula inaugural do PDL. “Há uma necessidade de preparar os servidores que estão à frente de equipes para que sejam líderes, e não chefes. Com a evolução da sociedade, a postura autoritária de chefe ficou defasada, sendo que esse tipo de comportamento não é mais bem-aceito pelos subordinados. Por isso, o objetivo do programa é mudar essa cultura, estimulando as pessoas que já têm o dom nato da liderança a exercê-lo e ajudando outros funcionários a desenvolver essas habilidades”, disse.
Com carga total de cerca de 40 horas, as atividades serão realizadas junto ao primeiro grupo de servidores entre junho e agosto. Nessa etapa, a iniciativa contemplará 200 participantes, que serão divididos em três turmas. De acordo com o gerente de Desenvolvimento da SMRH, Lucas Rigo, outros dois grupos serão formados posteriormente, para que sejam atingidos todos os servidores que ocupam funções de chefia na administração municipal.
“A capacitação será semipresencial. Os conteúdos serão abordados por meio de vídeos e materiais teóricos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), da Escola de Governo, e também através de encontros presenciais. Essas atividades serão conduzidas pela Gerência de Desenvolvimento e parceiros, em espaços amplos, respeitando todas as normas de saúde e segurança”, frisou Rigo.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o gerente de Desenvolvimento da SMRH, Lucas Rigo, pelo telefone (43) 3372-4036.