Destaques

Prefeitura oferta mais 2 mil vagas de vacinação contra a gripe para o sábado

Com as novas vagas, passam ser disponibilizadas 7 mil doses da vacina para o sábado; para atender a demanda, município abrirá mais uma unidade escolar, a Escola Municipal Norman Prochet

Devido à alta procura pelo agendamento da vacinação contra a gripe nas cinco escolas municipais que estarão abertas neste sábado (15), das 8h às 18h, a Secretaria de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Educação (SME), ampliou o número de vagas de agendamento e disponibilizou mais uma unidade escolar, a Escola Municipal Norman Prochet, para atender neste dia.

Além das 5 mil vagas de agendamento já preenchidas, o Município disponibiliza mais 2 mil vagas para o sábado, a partir de hoje (12), sendo 1 mil para Escola Norman Prochet (Rua Montevideu, 528) e outras 1 mil divididas nas cinco unidades escolares que estarão abertas: E.M. Professor Moacyr Camargo Martins (R. Francisco Gabriel Arruda, 723, Conj. Parigot de Souza I); E.M. Carlos da Costa Branco (Av. Paris, 515, Jardim Piza); E.M. José Garcia Vilar (Rua Pitangueiras, 209, Jardim Panorama); E.M. Arthur Thomas (R. Goiás, 544, Centro); e E.M. Leônidas Sobrinho Porto (Rua Jequitibá, 226, Jardim Leonor).

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que o objetivo da ação é intensificar o ritmo da campanha, oportunizando que mais londrinenses sejam vacinados. “Algumas pessoas não podem comparecer nas unidades de saúde durante a semana, principalmente os familiares que levarão os idosos para serem vacinados. Por isso, abrimos esta agenda extra e optamos pelas unidades de ensino devido ao seu espaço físico amplo, que auxilia os trabalhos”, apontou.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a SME tem auxiliado, desde o início, no processo de vacinação contra a Covid-19 e agora também contra a gripe. “As escolas têm tido um papel muito importante no enfrentamento à pandemia e, mais uma vez, a educação cumpre o seu papel de ajudar a sociedade”, afirmou.

Agendamento – Para ser imunizado neste dia, é necessário fazer o agendamento prévio do horário, no site da Prefeitura (clique aqui). Por outro lado, durante a semana, o agendamento é feito por telefone, na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência do usuário.

A vacinação está acontecendo em todas as UBSs, com exceção das que aplicam exclusivamente as doses contra Covid-19 ou de atendimento para pacientes com sintomas respiratórios. São 38 unidades distribuídas na zona urbana e rural de Londrina, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para conferir os endereços e telefones das UBSs, clique aqui. Semanalmente, as UBSs ofertam aproximadamente 11 mil vagas para os públicos prioritários.

Foto: Vivian Honorato

Nesta fase da campanha, podem se vacinar os idosos acima dos 60 anos, os professores que atuam em instituições educacionais públicas e particulares de todos os níveis de ensino, além dos profissionais da saúde, gestantes, puérperas e crianças a partir dos 6 meses até menores de 6 anos.  No caso dos professores, no ato da imunização é necessário apresentar declaração da unidade onde atuam, para comprovar seu vínculo profissional. Os idosos e os profissionais de saúde devem apresentar a carteira de vacina da Covid-19. Os documentos pessoais também devem ser apresentados, por todas as pessoas, no ato da imunização.

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra as três cepas do vírus que tiveram maior circulação recentemente e são da linhagem A H1N1 e H3N2 e B/Victoria. A aplicação é em dose única, exceto para as crianças que receberem a vacina pela primeira vez. Neste caso, os pais ou responsáveis também precisam agendar a segunda dose.

A campanha de vacinação contra a gripe coincide com a imunização contra a Covid-19. A recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, pelo telefone (43) 3372-9434.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos