Prefeito Barbosa Neto abre a 19° Semana Municipal da Mulher

Quem compareceu ao evento pôde apreciar os quadros feitos pelas detentas do 4° Distrito e apresentações artísticas do Coral Sercomtel e Grupo Fanfarra APAE
Foi lançada hoje, no saguão da Prefeitura Municipal de Londrina, a 19° Semana Municipal da Mulher. Até o dia 22 (terça-feira), serão promovidos debates sobre a participação feminina na sociedade, ações preventivas em saúde da mulher, oficinas e apresentações artísticas, que objetivam comemorar o dia Internacional da Mulher e ampliar os debates sobre as questões de desigualdade de Gênero. Estiveram presentes na cerimônia de lançamento da semana, a secretária da Mulher, Sueli Galhardi, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosalina Batista, o presidente da Câmara de Vereadores de Londrina, Gerson Araújo, entre outras autoridades.
Quem compareceu ao evento, pôde apreciar a exposição dos quadros produzidos pelas detentas do 4º Distrito Policial, que participam do projeto Tecendo o Futuro, promovido pela Secretaria da Mulher. A confecção dos quadros foi coordenada pela artista plástica Lú Cilião. Houve também apresentações artísticas do Coral da Sercomtel e do Grupo Fanfarra da APAE.
O prefeito Barbosa Neto disse sentir-se satisfeito em participar de uma nova semana da mulher. “Sinto alegria e satisfação em ver o saguão
da prefeitura decorado com os quadros que as detentas do 4° distrito pintaram e florido com a presença de tantas mulheres”, afirmou. O prefeito enfatizou a importância da mudança de nomenclatura da secretaria da Mulher para secretaria municipal de Política Pública para as Mulheres. Projeto de lei encaminhado hoje à Câmara de Vereadores. “Vai proporcionar a mudança da nomenclatura, mas terá também um significado grande por estar em consonância com o governo federal e por possibilitar que se crie um fundo municipal que poderá financiar as ações voltadas para as mulheres, fortalecendo-as”, explicou Barbosa Neto.
O prefeito aproveitou a oportunidade para homenagear a secretária da Mulher, Sueli Galhardi. “Na sua pessoa, homenagear todas essas mulheres, pela sua luta, história e batalha e por você ser a grande voz das políticas públicas para as mulheres no Paraná, com a visibilidade que esta secretaria tem”, observou. Barbosa Neto ainda enfatizou que, enquanto houver mulheres em situação de desvantagens e de desigualdade, serão necessárias políticas públicas voltadas para as mulheres. “Enquanto nós ainda tivermos mulheres recebendo menos que homens, na realização do mesmo serviço, enquanto nós ainda tivermos ranços de pensamento machista, presente inclusive nas mulheres, será necessário reafirmar as políticas públicas para a igualdade de gêneros”, afirmou o prefeito.
A secretária da Mulher, Sueli Galhardi, lembrou o diferencial da 19° Semana Municipal da Mulher. “Abrimos hoje uma semana que já tem história na cidade, mas esta edição tem um gosto diferente, pois é primeira vez que a semana faz parte oficial do calendário do município”, comemorou a secretária. Sueli explicou que esta edição tem como tema “mulheres de todos os jeitos: juntas, fazemos a diferença”, que retrata o trabalho de política pública para as mulheres que vem sendo desenvolvido. “Nós, mulheres, somos diversas e com diferentes histórias e condições, temos uma diversidade imensa que é bonita e rica, mas, dentro dessa diversidade, nós fazemos a diferença, quando nos juntamos”, afirmou. Segundo a secretária, a diferença entre homens e mulheres é fundamental, mas não pode ser sinônimo de desigualdade. “Nossa luta está em querer ser diferente e não desigual. Desigual é quando não temos direitos garantidos e nós temos nossos direitos garantidos, constitucionalmente”, disse.
A secretária lembrou o discurso da secretaria municipal da mulher, pioneira no Brasil, e dos avanços conquistados. “Passamos por transição dentro da secretaria e hoje, dentro da gestão do prefeito Barbosa Neto, nós escrevemos uma outra história, estamos numa nova era de várias conquistas”, destacou. Entre os avanços citados, está o retorno da secretaria ao prédio da prefeitura, realizado no ano passado, a mudança de endereço do Centro de Atendimento à Mulher (CAM) para uma casa de melhor estrutura, a implantação da Vara Maria da Penha, que funciona há cinco meses e já atendeu 3.200 processos. Sueli ainda lembrou a importância das dez mulheres que estão hoje à frente de importantes pastas e órgãos municipais na gestão Barbosa Neto.
Ainda, quanto aos avanços da secretaria, a secretária da Mulher explicou aos presentes os dois projetos de leis encaminhados hoje à Câmara Municipal. “Pensando nesses avanços, em parceria com o Conselho Municipal do Direito da Mulher, nós elaboramos um Plano Municipal de Política para as Mulheres. O que é inédito, dentro do município de Londrina, e fundamental para priorizar ações, definir estratégias e organizar melhor a sociedade em sua fiscalização”. O outro projeto de lei é o que institui a mudança de nome da secretaria para secretaria municipal de Política para as Mulheres ampliação da caminhada. A secretária agradeceu o apoio dado pelo prefeito Barbosa Neto a essas ações. “Só foi possível, através da colaboração e apoio do prefeito, que nos dá autonomia para trabalharmos. Gostaria de agradecê-lo, por suas atitudes e sensibilidade, e pelo fortalecimento da secretaria municipal da Mulher”, disse Sueli.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosalina Batista, lembrou que ainda há muito a ser conquistado pelas mulheres. “Nós temos que conquistar muita coisa, ainda, para conseguir a igualdade. É necessário trabalhar as diferenças e trazer as discussões de plano de governo”. “É com muita luta que alcançaremos nossos objetivos e contamos com a parceira de todos”, afirmou Rosalina.
No evento, foi lançado ainda uma edição especial de cartão telefônico, em homenagem à 19° Semana Municipal da Mulher. “A Sercomtel,
em homenagem à semana da mulher, mais uma vez, está emitindo seus cartões telefônicos especiais”, explicou o presidente da Sercomtel, Fernando Kireeff, que disse estar otimista quanto ao dia, quando não será mais necessário discutir sobre a desigualdade de gêneros. “Nós ainda vamos chegar no momento, em que não vamos precisar discutir a discriminação e sim as diferenças, as sutilezas que fazem parte das diferenças entre o homem e a mulher, mas que não representariam nenhuma desvantagem à mulher”, destacou Kireeff.
Durante a inauguração, o prefeito assinou o encaminhamento dos dois projetos de lei referentes à secretaria da Mulher e os entregou ao presidente da Câmara Municipal, Gerson Araújo. Os projetos do Plano Municipal de Políticas, para as Mulheres e de mudança da nomenclatura da secretaria, foram apresentados pela secretária da Mulher, Sueli Galhardi, às 16h, na Câmara de Vereadores.
Programação
A programação da 19° Semana Municipal da Mulher conta amanhã (15), às 7h30, com o lançamento do Projeto de Prevenção à Feminilização da Aids, que inicia a sua 1ª Etapa: Capacitação dos profissionais que irão atuar no projeto, ), na Villa da Saúde (avenida Jorge Casoni, 2350). O projeto é uma parceria das Secretarias da Mulher, Saúde, Assistência Social e da Faculdade Pitágoras.
Já às 14h, acontece, na Casa da Mulher – Centro de Formação e Ação e Ações Integradas (rua Mário Bonalumi, 633), uma oficina de Culinária Afro-Brasileira.
Outro destaque de amanhã é o lançamento do concurso de fotografias: O Olhar da Mulher Sobre Londrina, às 15h, no Museu de Arte, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Foto Clube. O evento contará com a apresentação da Banda de Músicos de Londrina.
Para finalizar a programação do dia 15, será realizada uma mesa redonda sobre políticas públicas, gênero e raça, das 19h às 20h, no Auditório do Sindicato dos Bancários (av. Rio de Janeiro, 854).
A programação completa da 19° Semana Municipal da Mulher pode ser conferida no Portal da Prefeitura (www.londrina.pr.gov.br).
Fotos: Luiz Jacobs




