Destaques

Famílias do Jardim Leste-Oeste recebem registro de posse de moradia

Com a posse dos imóveis legitimada, moradores passam a ter garantia e segurança de suas casas; a entrega contemplou famílias que residem há mais de 50 anos no bairro

A Prefeitura de Londrina realizou, nesta sexta-feira (14), a entrega do título de legitimação de posse de imóveis para 19 famílias residentes no Jardim Leste-Oeste. O prefeito Marcelo Belinati e o presidente da Companhia de Habitação de Londrina (COHAB-LD), Luiz Cândido de Oliveira, fizeram a entrega dos documentos aos moradores em ato realizado na Igreja Tabernáculo, respeitando todas as medidas preventivas e de segurança contra a Covid-19.

Foto: Emerson Dias

A iniciativa integra a política pública de regularização fundiária executada pela Prefeitura. Desde o início da gestão atual, em 2017, a administração municipal de Londrina contemplou 530 famílias com a regularização da posse de moradias para pessoas que vivem em condições irregulares.

Além dos 19 títulos entregues hoje (14), mais 10 famílias também serão atendidas em breve, totalizando 29 unidades nessa área da cidade. O programa atende à Lei Federal nº 11.977/2009, que dispõe sobre a regularização fundiária e o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV).

Foto: Emerson Dias

O prefeito Marcelo Belinati enfatizou que essa área de Londrina é habitada há mais de 60 anos, e o título de posse das casas representa mais segurança e dignidade aos moradores. “Hoje é um momento muito especial, vendo várias famílias, algumas que moram aqui há mais de 50 anos, recebendo o registro em cartório da posse de suas residências. Só quem ainda não tem moradia sabe a importância que isso tem, é a concretização real de um sonho. A ação é fruto de um trabalho iniciado desde o primeiro mandato, pelo qual a Prefeitura vem atendendo vários bairros em todas as regiões. Além da regularização fundiária, estamos levando infraestrutura a muitas partes, com asfalto, esgoto, rede de galerias pluviais, iluminação e calçada”, afirmou.

Foto: Emerson Dias

O presidente da COHAB-LD, Luiz Cândido de Oliveira, falou sobre a importância da legitimação de posse para as famílias do Jardim Leste-Oeste. “Este ato contempla 19 famílias hoje, em uma área de ocupação já muito antiga em Londrina. O local entrou em litígio judicial, por ter terceiros envolvidos e alguns resquícios envolvendo as moradias. Por determinação judicial, estamos conseguindo levar agora a posse legítima a essas famílias, que contam com essa segurança. Se permanecerem por cinco anos, cumprindo as exigências da lei, elas vão receber a escritura definitiva, mas a posse registrada já foi dada a partir de hoje. Com essa garantia, o que antes era incerto agora é seguro, e as famílias poderão valorizar seus imóveis e reformá-los como desejarem”, detalhou.

Foto: Emerson Dias

Para Iracema da Silva, que reside neste bairro há 52 anos, contar com a garantia da posse de sua casa é um grande alívio. Ela contou que está muito feliz com este momento. “Receber essa posse significa que a casa é da gente, que ninguém pode nos tirar daqui, é onde vivemos. Dá mais segurança para nós, para todas as famílias que moram no bairro. Estamos muito contentes, é uma grande realização”, comemorou.

 

Foto: Emerson Dias

Morador do bairro há 44 anos, Florisvaldo Joaquim da Silva também celebrou o recebimento do título de posse, salientando que sempre aguardou por este momento. “A espera foi bem longa, mas chegou a nossa hora. Agradeço muito ao prefeito Marcelo que viabilizou tudo isso, para que nós possamos ter nossas casas garantidas e com muito mais segurança. Estou até reformando ela, por conta disso. Agora sabemos que poderemos continuar aqui, de forma regularizada”, disse.

 

Foto: Sercomtel Iluminação

LED

A Prefeitura de Londrina realizou a modernização da iluminação do bairro em LED. Foram instaladas por meio da Sercomtel Iluminação, 30 unidades no Jardim Leste-Oeste. O serviço foi realizado em janeiro de 2020.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos