Economia Solidária lança produtos de Páscoa

Parceria entre Sine e Assistência Social prevê a capacitação das 350 pessoas que participam dos 38 grupos do programa; objetivo é buscar novos adeptos
O Programa Municipal de Economia Solidária adiantou a programação e lançou hoje (23), no Centro Público de Economia Solidária (avenida Rio de Janeiro, número 1.278), os produtos artesanais fabricados especialmente para a Páscoa. Entre os produtos disponíveis estão ovos de chocolate e itens de decoração. A cerimônia contou com a presença do prefeito Barbosa Neto.
Os profissionais são divididos em 38 grupos e desenvolvem ações nas áreas de confecção, artesanato e alimentação. Eles se reúnem em todas as regiões da cidade e na zona rural, principalmente nos distritos de Irerê, São Luiz, Guaravera, Paiquerê e Lerroville. Ao todo, 350 pessoas participam dos encontros.
“Nas questões trabalhistas, Londrina tem sido muito elogiada pelo governo federal. Essa é proposta da economia solidária, funcionar como uma porta de saída para a geração de emprego e renda”, afirmou Barbosa Neto. Ele frisou que o elogio foi resultado de uma reunião recente com o atual ministro do Trabalho, Carlos Lupi.
O Programa de Economia Solidária oferece apoio técnico aos grupos com a visita de funcionários uma vez por semana. Orientações sobre a obtenção de lucro e auxílio profissional são alguns dos elementos da capacitação ofertada. “Nosso objetivo é gerar renda e permitir que os participantes estejam cada vez mais próximos de uma vaga no mercado de trabalho”, disse a gerente de Inclusão Produtiva, em exercício, Maria Inez Barroso.
Garantir uma boa renda no final do mês com o desenvolvimento cada vez mais crescente da economia solidária é a tarefa de uma parceria firmada entre o Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Londrina e a Secretaria Municipal de Assistência Social. “Ainda estamos estudando como poderemos beneficiar cada vez mais os 38 grupos e procurar a adesão de novas pessoas”, argumentou a secretária de Assistência Social, Jaqueline Micali.
Os produtos lançados nesta quarta-feira podem ser adquiridos diretamente no Centro Público de Economia Solidária, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30. As encomendas podem ser feitas pelo telefone 3378-0434. Estiveram presentes no evento o diretor da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), padre Carlos Wesley, e a gerente do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), Ana Lúcia Conde, além de secretários municipais.
Fotos: Luiz Jacobs




