Programa Modernizando a Gestão Pública mostra resultados
O evento é realizado trimestralmente e objetiva apresentar à sociedade a prestação de contas e os resultados obtidos pelo Programa
O prefeito Barbosa Neto e o Movimento Londrina Competitiva (MLC) convocaram a terceira reunião trimestral de Posicionamento e Prestação de Contas do Programa Modernizando a Gestão Pública de Londrina (PMGP). O evento será realizado nesta terça-feira (29), no Buffet Planalto, às 19h. Representantes das mais de 130 empresas patrocinadoras foram convidados.
A reunião objetiva concretizar o apoio do empresariado, apresentando as melhorias nas quatro vertentes do projeto: Gerenciamento Matricial de Despesas; Gerenciamento Matricial de Receitas; Reprojeto Organizacional e de Processos de Saúde; Reprojeto Organizacional e de Processos de Compras.
A partir das 19h, haverá a recepção e boas-vindas. Às 19h30, o prefeito Barbosa Neto fará a abertura da reunião, seguido pelo representante do MLC, Flávio Meneghetti. Após a abertura, será feita a Prestação de Contas do Posicionamento do projeto, pelo prefeito e seus secretários, conduzida pelo coordenador do Programa Modernizando a Gestão Pública de Londrina, Kentaro Takahara.
A seguir, cada secretário faz apresentação em seu segmento: o secretário da Controladoria, Luiz Nicácio, mostra os resultados do Gerenciamento Matricial de Despesas; o secretário de Fazenda, Lindomar Mota dos Santos, os resultados do Gerenciamento Matricial de Receitas; a secretária de Saúde, Ana Olympia Dornellas, do Reprojeto na Gestão de Saúde e o secretário de Gestão Pública, Marcos Cito, do Reprojeto na Gestão de Compras. O encerramento será feito pelo prefeito Barbosa Neto.
Além da melhoria dos resultados das áreas mencionadas, o Movimento Londrina Competitiva tem a intenção, também, de desenvolver gestores internos, conforme afirmou Kentaro Takahara. “Através do apoio do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), pretendemos formar servidores municipais em gestores, para que os projetos sejam definitivamente implantados no município”, explicou.
O diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e coordenador do Projeto Municipal, Marcus von Borstel, pontuou a importância da reunião. “Serão apresentados os resultados positivos à sociedade e a aplicação eficiente da metodologia no município.”
O INDG, em parceira com os servidores públicos, acompanha a implantação dos projetos no município. Enquanto o INDG oferece a metodologia, os servidores identificam as soluções. Segundo o consultor sócio do INDG, André Ribeiro Chaves, o PMGP superou a meta proposta. “A quantia arrecadada foi cerca de 22,8 milhões, 105% a mais do que o esperado”, afirmou.
Chaves apontou as melhorias conquistadas como o aumento de receitas e a diminuição das despesas. “O desafio agora é melhorar a saúde e o setor de compras. A Secretaria de Saúde passa por um momento de reestruturação e estamos bastante otimistas diante dessa nova estrutura”, enfatizou.