Cidadão

Rotatória da Rio Branco com Leste-Oeste sofre interdição para obras da trincheira

A interdição foi realizada hoje pela manhã e a previsão é que dure os próximos oito meses; motoristas que trafegam pela Rio Branco, vindos da zona norte, ao chegarem até a rotatória precisam virar à direita na avenida Leste-Oeste, sentido UPA Jardim do Sol

A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), realizou na manhã desta terça-feira (1º), por volta das 10h, a interdição de um trecho viário na rotatória entre as avenidas Rio Branco e Leste-Oeste. As intervenções, no sentido norte/centro, foram feitas para possibilitar a sequência das obras de construção da trincheira com túnel neste cruzamento. A previsão é que essa interdição permaneça por aproximadamente oito meses.

Foto: CMTU

Os motoristas que trafegam pela Rio Branco, vindos da zona norte, ao chegarem até a rotatória precisam virar à direita na avenida Leste-Oeste, sentido UPA Jardim do Sol. Nessa localidade, está disponível uma passagem no canteiro que possibilita o retorno para a região central ou para a avenida Juscelino Kubitschek (JK). Todas as orientações sobre os desvios possíveis e detalhes sobre o bloqueio podem ser conferido clicando aqui.

As obras, em andamento neste local, integram os serviços de implantação da base estrutural de contenção do novo túnel que está sendo construído. Nessa etapa, atualmente estão sendo realizadas as instalações de estacas e vigas que irão compor o túnel em concreto, por meio de intersecção em desnível, para a passagem de veículos que permitirá a melhoria no tráfego de uma das áreas mais movimentadas da cidade, por onde passam milhares de veículos diariamente.

As equipes de obras da empresa contratada, a TCE Engenharia, continuam montando a chamada cortina de contenção, como preparo para a construção das paredes da trincheira. Depois das perfurações e aplicação de estacas e vigas, começarão as etapas de escavações e demolições para a fundação deste novo túnel.

Ao todo, serão utilizadas 600 estacas apenas para realizar a fundação do túnel. A estrutura terá 4.618 m² em contenção em concreto armado e 1.167 m² de pavimento novo. Serão aplicadas 6.600 toneladas de massa asfáltica.

O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, comentou sobre a necessidade da intervenção para a continuidade das obras na área de rotatória. “A própria evolução dos trabalhos demandam este bloqueio. Está sendo feita a implantação das estacas, com centenas de unidades cravadas nessa região, agora entrando mais para dentro do terreno da atual rotatória. O serviço vinha sendo feito da área oeste até a rotatória e, na sequência da construção da chamada cortina de contenção, o avanço cruzará a pista da Rio Branco por dentro da rotatória. Para agilizar os serviços, a empreiteira colocou mais uma máquina pesada para fazer as perfurações, devido ao grau maior de dificuldade desse trabalho. Por isso, foi necessário interditar uma metade da rotatória, já que, mais à frente haverá a escavação do terreno para rebaixamento da pista da avenida”, disse.

Mais serviços – A primeira parte da obra, iniciada em janeiro, conta com diferentes frentes de trabalho, incluindo uma ampla revitalização do sistema de drenagem. O processo de recuperação e ampliação das galerias pluviais já vinha sendo feito ao longo da avenida Rio Branco, desde o viaduto da BR-369, sentido norte/centro. Uma nova etapa desse serviço está prevista para começar na própria Rio Branco, no trecho entre as ruas Tietê e Araguaia.

E, posteriormente, este trabalho de drenagem será feito nas imediações da Leste-Oeste com a rua Recife e outras da mesma área. As melhorias também serão levadas ao outro lado da Leste-Oeste, em vias próximas à UPA Jardim do Sol.

O investimento total da Prefeitura será de mais de R$ 25 milhões, aplicados para viabilizar uma das maiores e mais importantes obras viárias das últimas décadas em Londrina. Além da nova trincheira viária e da recuperação das galerias, a obra também inclui pavimentação reforçada, ciclovia, novo sistema de drenagem e iluminação em LED, tudo isso contribuindo para a implantação do Sistema de Transporte Urbano BHLS (Superbus).

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