Secretaria de Cultura abre workshop para execução e planejamento de projetos
Encontro on-line visa esclarecer os passos para a elaboração de projetos culturais que podem concorrer a financiamento por meio do Promic

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) vai realizar, nesta sexta-feira (18), das 16h às 18h30, um workshop para ajudar os produtores culturais e interessados no planejamento e na elaboração de projetos culturais, para o recebimento de financiamento via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Cerca de 50 pessoas já se inscreveram para participar do encontro, que será realizado pelo Google Meet. O link do encontro será enviado diretamente aos inscritos por e-mail, assim como a confirmação de inscrição.
Ainda há vagas abertas e os interessados podem se cadastrar pelo telefone (43) 3371-6612, das 12h às 18h. Segundo o assessor da Secretaria Municipal de Cultura e ministrante das oficinas e do workshop, Valdir Grandini, inicialmente havia 15 vagas, pois a intenção era realizar mais uma oficina da série de encontros abertos para ajudar os proponentes de projetos culturais. Porém, a procura foi tão grande que a iniciativa se ampliou para um workshop com 50 pessoas até o momento.
“Abrimos 15 vagas nas três primeiras oficinas, para que todos pudessem interagir e tirar suas dúvidas. Só que o número de interessados era tão grande, que nós abrimos uma oficina com 40 vagas, mas todas foram preenchidas. Então, decidimos tornar o encontro um workshop e vamos ampliar as vagas até o limite da plataforma do Google Meet. Pode ser que tenhamos que abrir mais turmas”, contou Grandini.
A intenção é que o encontro dure cerca de 2h30. Os participantes vão aprender a construir projetos culturais para enviarem à análise do poder público. Além desse workshop, o assessor da Secretaria Municipal de Cultura também realiza atendimentos individuais. Estes são mais curtos e duram cerca de 30 minutos. Eles são desenvolvidos de forma on-line e servem para que os produtores culturais e artistas possam sanar dúvidas mais específicas sobre seus projetos, assim como discutir e trocar ideias, obter informações sobre os editais e entender um pouco mais do panorama da política cultural local.
“Isso tem uma importância muito grande para o Município, porque amplia a sintomia entre a demanda que o poder público tem de ofertar cultura para a população e a que o artista tem para criar cultura. É um ponto de encontro e convergência, onde as ações ganham em qualidade”, pontuou o assessor da Cultura.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o assessor da Cultura, Valdir Grandini, (43) 3371-6612.