Cidade

Projeto “ViraVida” tem aula inaugural amanhã

O trabalho, uma parceria entre prefeitura e FIEP, busca inserir adolescentes vitimas de exploração sexual no mercado de trabalho

Acontece nesta quinta-feira (14) a aula inaugural da primeira turma atendida pelo projeto “ViraVida”. O evento será realizado no auditório do Colégio SESI, na rua Amapá, 616, às 14h. O projeto, uma parceira da prefeitura com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), atenderá adolescentes de 12 a 21 anos envolvidos em exploração sexual, buscando mudar a realidade vivida por eles e inseri-los no mercado de trabalho. O presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Menegueli, estará presente na aula inaugural, com demais autoridades do SESI, gerentes e diretores.

Ao todo o projeto “ViraVida” atenderá 100 jovens do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) III, localizado na rua Ibiporã, na região central da cidade. Atualmente 1100 famílias são beneficiadas pelos serviço prestado pelo CREAS III, que será municipalizado.

A primeira turma do projeto contará com 23 alunos. Os participantes do “ViraVida” receberão um curso com duração de até dois anos, uma bolsa de R$500,00 por mês e um depósito mensal, em caderneta de poupança, de R$100,00. Com a finalização do curso os adolescentes serão encaminhados ao mercado de trabalho.

Os jovens realizarão o curso de acordo com suas aptidões. “Haverá uma equipe técnica do CREAS III e uma equipe pedagógica acompanhando o curso, que será direcionado de acordo com a aptidão de cada um”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali.

“Londrina já conta com o atendimento aos jovens e essa ação vem para acrescentar neste trabalho”, enfatizou a secretária. “Esperamos que essa porta seja a de saída da vida que levam, que eles se percebam explorados para que, com esta percepção, consigam sair desta vida”, enfatizou Jacqueline.

Com a implantação “ViraVida”, Londrina é a terceira cidade do Paraná a ter o projeto em funcionamento. Curitiba e Foz do Iguaçu são os outros municípios que adotaram a mesma proposta de assistência social, criada há dois anos pelo Conselho Nacional do Sesi. Entidades como o Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ajudam a desenvolver os objetivos do ViraVida. Também, participa como parceiro da ação, o Núcleo Social Evangélico de Londrina (Nuselon).

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos