Cidadão

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso faz oficina sobre captação de recursos

Capacitação desta quinta-feira (1°) é voltada às seis entidades selecionadas para o Banco de Projetos do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), em parceria com a Secretaria Municipal do Idoso (SMI), irá realizar, nesta quinta-feira (1°), capacitação sobre o tema “Destinação do Imposto de Renda e Estratégias de Captação”. A atividade é uma realização da Comissão de Acompanhamento do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI), e devem participar as entidades que foram selecionadas para o Banco de Projetos do FMDI.

A capacitação será realizada às 10h, no auditório da Caapsml, que fica na Rua Anísio Rigioli. Está liberada a presença de até dois representantes de cada entidade; e os demais poderão acompanhar por meio de transmissão on-line na plataforma Google Meet.

Conduzida pela Comissão de Acompanhamento do FMDI, a capacitação irá abordar os percentuais que pessoas físicas e jurídicas podem destinar, dentro do seu IR devido, ao Fundo Municipal dos Direitos do Idoso; qual o prazo para captação e destinação; legislação que criou o FMDI; entre outros tópicos.

Foto: Emerson Dias/Arquivo

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Dácio Villar, explicou que, com a criação do Banco de Projetos, é possível que as pessoas façam a destinação de parte do seu imposto a um projeto específico. “As entidades selecionadas para o Banco de Projetos podem pleitear que empresas, indústrias e contribuintes pessoas física apoiem os seus projetos. Nosso trabalho agora é divulgá-los, e também estimular as entidades para que planejem futuros projetos visando esses recursos”, contou.

Para a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, é muito importante que as entidades participem da oficina e tirem suas dúvidas sobre as captações de repasses do imposto de renda.

A destinação de parte do IR aos fundos municipais é uma forma de garantir que o recurso fique e beneficie o município, destacou a secretária municipal. “O objetivo dessa capacitação é instrumentalizar as instituições para que incentivem as pessoas físicas e jurídicas a destinar seu imposto devido para estes projetos, desenvolvidos dentro da política de atendimento às pessoas idosas de Londrina”, disse.

Atualmente, seis entidades foram selecionadas pelo edital de chamamento do Banco de Projetos do FMDI: Cáritas Arquidiocesana de Londrina; Movimento Cristo Te Ama (Cristma); Lar Maria Tereza Vieira; Sociedade Espírita de Promoção Social (SEPS); Asilo São Vicente de Paulo; e Secretaria Municipal do Idoso da Prefeitura de Londrina. As propostas aprovadas podem ser conferidas aqui https://portal.londrina.pr.gov.br/doacoes-ao-fundo-do-idoso

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o presidente do CMDI, Dácio Villar, pelo telefone (43) 99153-0632.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos
Ir para o Portal